27 de novembro, de 2007 | 00:00

Mais de 300 sacos de lixo são retirados do rio Doce

Divulgação/12ª CIA-MAT


Voluntários vasculharam as margens do rio Doce e encontraram lixo suficiente para encher 330 sacos, somente na parte da manhã de domingo
BELO ORIENTE - Uma festa de conscientização do meio ambiente realizada por cerca de 90 voluntários durante o domingo. Assim está sendo chamada a limpeza realizada nas margens do rio Doce entre os municípios de Belo Oriente e Bugre, na conhecida Cachoeira Escura. Para surpresa dos organizadores do evento, mais de 300 sacos de lixo, com capacidade de 200 litros cada, foram retirados do local. O trabalho foi coordenado pelo Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente da 12ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito (Cia-Mat).Os voluntários vasculharam as margens do rio Doce, no remanso provocado pelas corredeiras da Cachoeira Escura, nome que acabou sendo incorporado pelo distrito de Perpétuo Socorro, em Belo Oriente. Num trabalho de verdadeira conscientização envolvendo vários órgãos e entidades da região, os participantes saíram satisfeitos com o resultado final. Foram 330 sacos de lixo retirados apenas na parte da manhã, material composto basicamente por garrafas PET, isopor e outras embalagens.O lixo é trazido até o local pelos córregos e afluentes que deságuam no rio Doce. No decorrer do tempo e com a força das corredeiras o material é depositado nas margens. Varias entidades foram mobilizadas e representadas no evento, como a AAMBO (Associação Ambiental de Belo Oriente), Projeto Social Rosângela Reis, CMDCA (Conselho da Criança e do Adolescente), Juad (Jovens Unidos no Amor de Deus), Rena (Reunidos na Esperança de um Novo Amanhã), Prefeitura de Belo Oriente, Codema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Força Verde, Ascabel (Associação dos Catadores de Belo Oriente) e Lacerda Eventos.A 12ª Cia-Mat participou do evento com o efetivo do 2º Grupamento Ambiental utilizando duas embarcações, três viaturas e dez militares comandados pelo tenente César Freitas. “O objetivo do ato foi a realização da limpeza das margens do rio Doce naquela altura do rio, paisagem natural de beleza exuberante, bem como educar as pessoas sobre a correta destinação dos resíduos sólidos”, afirma em nota enviada pela assessoria da Companhia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário