10 de outubro, de 2007 | 00:00

Dois irmãos executados por motociclista

Vítimas foram atacadas pelo assassino quando chegavam em casa

Fotos: Wellington Fred


Local da morte de Emerson, no Bethânia
IPATINGA - Os moradores da via de acesso ao bairro Taúbas, na avenida José Cândido de Meira, Bethânia, foram surpreendidos por uma dupla execução no fim da noite de segunda-feira. Foram executados a tiros de pistola semi-automática o motorista Emerson Ribeiro do Amaral, de 31 anos, e o irmão Cleverson Andrade do Amaral, de 16. Um amigo deles escapou por pouco de ser morto pelo assassino, que estava de motocicleta. A família suspeita que a motivação seja uma multa de trânsito não paga por Emerson, recebida na moto de um homem conhecido por “Baiano” e que está foragido.A execução ocorreu por volta das 23h, quando Emerson, Cleverson e E.A.P., de 32 anos, chegavam na picape S10, placas GXQ-7783, veículo que pertence ao cunhado dos irmãos. Eles teriam vindo de uma lanchonete e foram surpreendidos pelo assassino assim que a picape parou em frente ao número 959, casa de Emerson. O motorista foi atingido com vários tiros disparados pelo homem desconhecido numa motocicleta Honda Titan, de cor escura.Emerson morreu praticamente na hora, com os tiros. O irmão dele e o amigo se esconderam atrás da picape. “O motoqueiro cercou as vítimas com a moto, indo para a frente e para a parte de trás da picape efetuando outros tiros”, conta o tenente Clebson, em conversa com o DIÁRIO DO AÇO no local do crime. Cleverson se desesperou, saiu correndo pela avenida, porém foi alcançado e abatido a tiros em frente à casa de número 675, a cerca de 100 metros de distância.

Cleverson morreu 100 metros depois. O pai das vítimas, aposentado João Carlos, espera uma resposta rápida da Justiça
Neste momento, E.A. aproveitou para pular o muro de sua casa e se refugiou no interior dela. “Ele contou, depois de ficar calmo, que viu o motociclista ainda voltar para tentar matá-lo. Recomendamos a esta pessoa que ficasse em outra casa, por medida de segurança”, disse o oficial, determinando o apoio de uma viatura da PM para escoltar o sobrevivente para um local seguro, não informado para a imprensa.ÓbitoDuas unidades de resgate do Samu foram acionadas para o local e os profissionais apenas confirmaram o óbito dos dois irmãos. O perito Roberto recolheu na cena do crime 11 estojos deflagrados de calibre 32, munição usada em pistola semi-automática 7.65 mm. Os corpos dos irmãos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Ipatinga, onde se constatou que cada um deles foi baleado cinco vezes, com tiros na cabeça, peito e costas.Emerson era casado e deixou duas filhas, de dois e quatro anos de idade. Ele ainda tinha um menino de seis anos, criado pelo avô, fruto de um outro relacionamento. O enterro dos irmãos ocorreu no fim da tarde, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria, em Timóteo. Os corpos foram velados na igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Bethânia, próximo do local onde eles foram mortos.Jurado de morteO DIÁRIO DO AÇO acompanhou os trabalhos dos policiais durante a apuração da autoria do duplo homicídio do motorista Emerson Ribeiro do Amaral e o irmão Cleverson Andrade do Amaral. O pai deles, aposentado João Carlos do Amaral, transtornado com toda a situação, revelou um possível motivo para o crime ter ocorrido. Uma dívida que Emerson teve com um homem identificado como “Baiano”.
Reprodução


Emerson foi o primeiro a ser baleado
Esta pessoa foi proprietária de um mototáxi no bairro Bethânia e estaria envolvida com alguns crimes na região. “Emerson foi multado com a moto de Baiano, porém meu filho disse que não pagaria porque não queria ter saído na motocicleta e foi a pedido do dono dela. Surgiu uma rixa entre os dois e Emerson foi morar na Itália por vários anos. Ele voltou, mas voltaram também os problemas”, disse o aposentado.O aposentado e outras pessoas contaram para a polícia que o suspeito foi visto rondando a região. João Carlos mora a 100 metros do local do crime e chegou a ouvir os disparos. “Pensei logo que poderia ser algo, algum problema com meu filho. Ele chegou do sítio que tem e saiu para lanchar. Estava tranqüilo, sem nenhuma preocupação”, finalizou.Crime é mais um capítulo de “execução misteriosa”O duplo homicídio ocorrido na noite de segunda-feira pode ser acrescentado a mais um capítulo na longa história de crimes misteriosos envolvendo motociclistas em Ipatinga. Ao contrário da maioria, este assassinato tem um suspeito, uma linha de investigação assumida pela Delegacia Adjunta de Crimes contra a Vida de Ipatinga (DACcV), que está apurando o fato com a ajuda do Serviço de Inteligência da PM.Baiano é investigado pela polícia, suspeito de envolvimento em crimes de grande repercussão no Vale do Aço. Desafeto de Adenício Santos França, o conhecido e temido “Fubá”, acusado de comandar o tráfico de drogas na região, o suspeito Baiano teria participação numa chacina ocorrida no Morro São Francisco, no Bethânia, anos atrás. Foram executados a tiros a irmã e irmão de Fubá, com seus namorados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário