10 de dezembro, de 2009 | 22:51
Júri absolve réu no último júri de 2009
Edmar Freitas de Oliveira foi absolvido da acusação de participar indiretamente da morte de Ailton Souza Fróis no bairro Nova Esperança
IPATINGA - A 2ª Vara Criminal encerrou, na manhã desta quarta-feira (9), o último Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga neste ano. O réu, o ajudante de transporte Edmar Freitas de Oliveira, 28, foi absolvido da acusação de participar indiretamente da morte de Ailton Souza Fróis, 29, homicídio ocorrido no dia 22 de outubro de 2008. Ele era apontado por emprestar a arma usada no crime, cometido na rua Oito, no bairro Nova Esperança.
Segundo a denúncia do Ministério Público, Edmar teria emprestado o revólver para Carlos Matias de Jesus, 22, arma usada para matar Ailton Souza. A vítima, que era conhecida pelo apelido de Kebra”, voltava da casa da namorada em uma bicicleta quando recebeu um tiro nas costas seguido de várias pedradas na cabeça. Carlos foi julgado no último dia 1º de junho e condenado pelo crime a uma pena de 12 anos de prisão.
Edmar foi defendido pelos advogados José Ailton de Fátima Alves e Eliseu Borges Brasil. O Ministério Público foi representado pela promotora da Comarca de Timóteo, Luz Maria Romanelli Castro. O juiz Antônio Augusto Calaes de Oliveira, titular da 2ª Vara Criminal, presidiu a última sessão do Tribunal do Júri neste ano da Comarca de Ipatinga.
Rapidez
Em um rápido julgamento, a acusação e a defesa usaram cerca de 20 minutos cada uma para os debates em plenário. Após pouco mais de duas horas de iniciado, o Tribunal do Júri foi encerrado. O Conselho de Sentença, por quatro votos a um, votou que o réu não teria emprestado a arma usada no crime.
Diante do resultado, o juiz Antônio Calaes absolveu o réu pela participação no crime. Agora, o Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga só deve se reunir novamente em 2010, possivelmente no mês de fevereiro, conforme os servidores das duas secretarias criminais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]