
07 de dezembro, de 2009 | 21:11
Golpe até na imigração
Quadrilha é presa no Brasil por fraude em vistos temporários de trabalho nos EUA. Milhares de brasileiros foram vítimas da quadrilha.
DA REDAÇÃO - Uma quadrilha internacional que fraudava desde 2002 o sistema de concessão de vistos para trabalho temporário nos Estados Unidos foi desmantelada nesta segunda-feira.
Onze pessoas estão presas suspeitas de integrar a quadrilha. A prisão só foi possível com o trabalho conjunto que envolveu autoridades brasileiras e dos Estados Unidos em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
No Mato Grosso foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e nos EUA foram feitas buscas por provas. A estimativa é que o grupo tenha arrecadado R$ 90 milhões em 7 anos.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, cerca de 4.500 brasileiros foram vítimas do esquema de fraude que além de fornecer o visto de trabalho falso prometia colocação no mercado de trabalho estadunidense mediante o pagamento de até US$ 15 mil.
O crime também foi detectado em países como Rússia, República Dominicana, Filipinas, Romênia e Emirados Árabes.
O trabalho de hoje resulta de uma apuração iniciada ha seis anos, quando o setor antifraude do Consulado dos EUA em São Paulo detectou irregularidades.
O trabalho conjunto das autoridades dos dois países foi possível graças ao Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal (MLAT, na sigla em inglês). Este trabalho incluiu o compartilhamento de informações entre o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarulhos e a Promotoria de Orlando, o que permitiu atividades simultâneas nos dois países.
Os brasileiros que tenham sido vítimas deste esquema de fraude podem entrar em contato com o Gaeco pelo e-mail [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]