
24 de novembro, de 2009 | 22:46
Cuidado com o golpe
Movimento nas lojas demanda cuidados redobrados
IPATINGA - depois de enfrentar uma série de dificuldades para chegar com os estoques, apresentação e equipe preparadas para as vendas de fim de ano, o lojista ainda precisa de cuidados especiais para evitar prejuízos com as vendas no fim de ano.
As lojas cheias, que representam oportunidade para vendas e aumento no faturamento, também representam riscos para furtos e golpes.
Neste sentido, especialistas alertam para alguns pontos. Nas vendas com cartões de crédito deve-se pedir a carteira de identidade do usuário do cartão. Em geral, o cartão de crédito é impessoal e intransferível.
Outra preocupação deve ser em relação ao cheque. Apesar da mudança de padrão, com aumento do volume e número de transações pagas por meios eletrônicos, algumas peculiaridades tendem a perpetuar o cheque como importante instrumento de compras no médio prazo, no Brasil:
Custo da transação com cartões de crédito, custo para investir em aparelho de recepção de pagamentos via cartões de banco/débito, base de detentores de talões de cheques maior do que a de cartões.
Por isso é imprescindível para o comerciante trabalhar com cheques, sob pena de perda de volumosos negócios e de clientes em potencial.
No entanto, é necessário tomar certos cuidados para evitar fraudes por parte dos golpistas, o que significaria reduções relevantes nos resultados efetivos das vendas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]