23 de dezembro, de 2016 | 12:24

Incentivo ao esporte

Divulgação
A Associação Esportiva e Recreativa Usipa teve nesta temporada mais um período exitoso, marcado pela busca de parcerias em Projetos de lei da esfera estadual voltados ao incentivo ao esporte.

Em parceria com o Ecomov, o clube criou programas e aplicou os recursos em cinco projetos de rendimentos no Atletismo, Futebol, Judô, Natação e Voleibol, envolvendo aproximadamente 360 crianças e adolescentes, que mostraram talento em competições estaduais e nacionais.

Para um êxito maior do projeto, as empresas da região que fizeram a opção pelo ICMS podem fazer a renúncia fiscal do imposto e direcionar os recursos para fortalecer o esporte.

Usiminas, Univale, Ambec, Consul, Daido, Gasmig, Help Car, Sada, Saritur e Univale são as parceiras da Usipa, que conta ainda com o apoio da Prefeitura de Ipatinga e do Instituto Cultural Usiminas.

A importância das empresas em participar do projeto permite que um grande número de crianças e adolescentes inicie na prática esportiva. Esse é o lado mais importante dessa iniciativa.

CONTRATAÇÕES
A contratação de maior impacto até agora no Atlético foi a do zagueiro Felipe Santana, que estava no Kuban Krasnodar da Rússia. O jogador já teve uma passagem pelo futebol alemão, no Borussia Dortmund e Schalke 04. No Dortmund, participou da campanha do bicampeonato alemão.

A expectativa em torno do novo contratado é muito grande, haja vista que Gabriel foi a revelação do ano no time, mas carece de experiência para competições de maior porte. O Atlético teve muitas dificuldades para acertar a sua defesa. Felipe Santana não joga há seis meses, e deve se apresentar antes do grupo, para buscar a melhor forma física.

Outro jogador que deve ser contratado é o volante Rithely do Sport, visto que o Corinthians desistiu do jogador, alegando alto preço para a contratação.

O Galo tem algumas pendências importantes para resolver, caso do volante Leandro Donizete, que pede um contrato de dois anos, e o Atlético oferece apenas um ano de vinculação.

Já no Cruzeiro a diretoria continua se movimentando para reforçar a equipe, como a negociação envolvendo o jogador Neilton, cedido ao São Paulo, enquanto Hudson vem para compor o elenco celeste. Curiosamente, o volante chega para uma posição recheada de jogadores. Outro nome na mira é o do meia Souza, que está no futebol japonês. Mas será uma negociação difícil, pois o Cerezo Osaka subiu para a primeira divisão e o jogador deseja continuar no país asiático, para as próximas temporadas.

GALO NA LIBERTADORES
O Atlético está no grupo 6 da Taça Libertadores da América, e apesar de ter se livrado de equipes tradicionais, todo cuidado será pouco, para não ter surpresas durante a competição. Muitas vezes, equipes de menor tradição no futebol da América do Sul se sentem motivadas a crescer e surpreender os favoritos.

À primeira vista, o Libertad do Paraguai deve ser o concorrente mais forte do Galo. O Godoy Cruz não passa por um bom momento no futebol argentino, e o Sport Boys também não tem uma equipe capaz de fazer frente aos outros concorrentes. O Libertad é um clube tradicional, com 16 participações na Taça Libertadores, tem um estádio pequeno, uma torcida apaixonada e deve ser o adversário mais difícil do Atlético na primeira fase.

O Godoy Cruz é um clube antigo, tem estádio para mais de 40.000 torcedores, não tem expressão na Libertadores, e vai para a sua segunda participação no torneio.
Já o Sport Boys, da Bolívia, também tem um estádio pequeno, está na Libertadores pela primeira vez e certamente não poderá ir mais longe.

LUCAS PRATTO
Quem deve sair do Atlético até a virada do ano é o atacante Lucas Pratto, mais provavelmente para o West Ham, da Inglaterra, que ofereceu uma boa grana ao Atlético. O atacante deseja voltar a jogar na Europa, e a transação deve ser concretizada com o jogador ainda de férias.

LEMBRANÇAS
A região do Vale do Aço teve grandes times de futsal, e a modalidade esportiva foi durante muitos anos o carro-chefe do especializado. Equipes como Paraíso da Borracha, Clube Casa de Campo, Ipaminas, Usipa, Posto Central e tantas outras que disputaram várias competições, com maior destaque para o Torneio Regional do Clube Casa de Campo, e o Copão de Futsal, realizado nas cidades de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo, e foram revelados vários jogadores para o nosso esporte.

Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário