
21 de dezembro, de 2016 | 14:08
Wagner Penna e as novidades do mundo fashion
XÔ 2016O ano vai acabando, para felicidade geral da moda. A coluna saiu a campo para ver como a turma fashion, os confeccionistas, estilistas, têxteis etc, definiriam esse 2016. O resultado vencedor foi a definição péssimo, em sua esmagadora maioria. Não apenas a moda, mas em todos os setores produtivos, parece que foi assim.
Mas houve algumas exceções: o quesito beleza sofreu um pouco menos, enquanto o de calçados recuperou-se também um pouco, fruto da exportação. Fora isso, todo mundo reza para virar o ano bem rapidamente.
QUALQUER UM
Na última semana, os sites de comportamento & moda mostraram o estilo de atrizes que estiveram no Festival de Cinema de San Diego, na Califórnia. A piada está no fato de não se saber como uma cidadezinha nos confins dos Estados Unidos, embora habitada por alguns atores famosos, consegue fazer o seu pequeno festival de cinema influenciar a moda mundial.
O resumo da questão é o seguinte: falta de assunto. Daí, há de ser muito cuidado para não embarcar nas informações de sites e blogs de moda, pois nem todos sabem o que dizem. Em tempo: Sônia Braga ganhou um prêmio nesse festival.
VERDE ESPERANÇA
A Pantone, que esteve em Minas há alguns meses, divulgando sua cartela de cores para decoração, agora divulgou a cor oficial de 2017: o verde. Além de muita esperança, a executiva da empresa, Leatrice Eiseman, lembrou que o novo ano desponta para fornecer a garantia que ansiamos em meio a um ambiente tumultuado político e socialmente, satisfazendo nosso crescente desejo de rejuvenescer e revitalizar.
O verde simboliza a reconexão que buscamos com a natureza, com o outro e com um propósito maior. Na moda, ele serve para harmonizar com tons diferentes ou complementares, mixar cores em acessórios e imprimir ousadia nos cabelos e na maquiagem. Nas passarelas internacionais, foi visto recentemente nas coleções de Kenzo, Michael Kors e Zac Posen. Por aqui, muitas marcas já se anteciparam e colocaram o verdinho-dólar nos seus lançamentos.
VAIVÉM
* A Minas Trend continua com a sua data prevista, 4 de abril. Apesar do esforço para antecipá-la e sair na frente dos eventos fashion de 2017 no vestuário, não há datas disponíveis no Expominas. Vamos em frente. ***
* Surpresa das boas: o ótimo estilista mineiro Ronaldo Silvestre está com suas roupas na loja pop-up da marca Jardim, no shopping Pátio Savassi, em Beagá. Principalmente a linha festa do rapaz, que é de Itabira, está lá. Vale a pena conferir. ***
* O filme La La Land, um musical que mostra os Anos Dourados de Hollywood, tem um figurino lindo. E tem várias indicações para o Globo de Ouro, em janeiro. Mas a gente torce é pelo filme Animais Noturnos (três indicações), do estilista e diretor de cinema Tom Ford. ***
* O ano fashion de 2017 vai começar um pouco mais animado: entre os dias 15 e 18 vamos ter a Couromoda (sapato & bolsa), em São Paulo. Dizem que muitos compradores estrangeiros virão para ver e comprar nossos calçados que voltaram a subir no conceito internacional. ***
PONTO FINAL - O Museu da Moda de BH vai emprestar suas dependências para eventos de moda & cultura através de editais e licitações. Afinal, o espaço é público. Junto com esse aviso, vem a surpresa de citar o lugar como futuro museu da moda, o que significa que continua existindo como Centro de Referência da Moda, até segunda ordem. Com as mudanças administrativas do próximo ano, vamos esperar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]