19 de dezembro, de 2016 | 09:43

Cultura pelo interior do Brasil

Projeto Itinerância Cultural da Vale leva cultura a cidades ao longo das ferrovias Vitória a Minas e Carajás

Até o dia 10 de janeiro, Ipatinga recebe o Projeto Itinerância Cultural, uma iniciativa da Fundação Vale para levar cultura ao interior do Brasil por meio de uma ação integrada.

A ação envolve espaços culturais em diferentes partes do país, como o Museu Vale, no Espírito Santo; o Memorial Minas Gerais, em Minas Gerais; a Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, no Pará; e o Centro Cultural Vale, no Maranhão.

Neste ano, o projeto irá desembarcar em diferentes municípios ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, linha férrea centenária da Vale que liga os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, começando por Ipatinga. E em 2017, o “Itinerância Cultural” vai se estender para a região Norte.

Nilmar Lage/Divulgação
Grupos teatrais fazem intervenções nas estações ferroviáriasGrupos teatrais fazem intervenções nas estações ferroviárias
“A nossa intenção é realizar uma ação integrada envolvendo esses quatro espaços culturais da Vale e utilizar a logística ferroviária da empresa tanto no Sudeste, quanto no Norte e no Nordeste, para ampliar o acesso à cultura e fomentar as manifestações locais em diferentes localidades no interior do país”, explica Isis Pagy, diretora da Fundação Vale.

Além de contemplar uma exposição de arte contendo peças que fazem parte do acervo do Museu Vale, espaço localizado em Vila Velha, no Espírito Santo, o Itinerância Cultural, em sua primeira edição, irá privilegiar também as manifestações artísticas mineiras como forma de promover intercâmbios culturais e ampliar as oportunidades para esses grupos.

Também estão programadas oficinas de educação patrimonial com alunos das escolas municipais da região, cujo objetivo será a inserção do patrimônio cultural na vida social contemporânea através de experiências ligadas ao aprender, à imaginação e à sensibilização do olhar da criança. Todas as atividades serão realizadas na Estação Ferroviária Intendente Câmara.

“Com o projeto, as estações de trem ao longo da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) se tornam espaços culturais efêmeros nos municípios do interior do país, que conectados com os nossos espaços culturais formarão uma rede de fortalecimento da cultura regional”, declara Pagy.

Entre os grupos culturais que vão se apresentar estão o Trupe nos Trilhos e Trampulim, de Belo Horizonte; e Farroupilha, Perna de Palco e Coletivo Aberto, de Ipatinga. Além de desembarcarem nas estações ao longo do trecho, as ações também serão replicadas no Trem de Passageiros da EFVM.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário