Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de dezembro, de 2016 | 07:32

Atlas da Bacia do Rio Doce

Geógrafo ipatinguense e sua equipe vão lançar novo livro didático

Aos 44 anos de idade, o geógrafo, historiador e escritor ipatinguense Alessandro de Sá tem dedicado os últimos anos à árdua tarefa de lançar livros didáticos, paradidáticos e atlas, com uma ênfase especial à educação e preservação ambiental. Ele descobriu essa veia quando cursava geografia no Unileste, e fazia pesquisa de campo para professores que, posteriormente, lançavam livros especializados para o setor educacional.

Divulgação
Na capa do Atlas, uma imagem da Ilha do Rio Doce, em Governador ValadaresNa capa do Atlas, uma imagem da Ilha do Rio Doce, em Governador Valadares
De 2007 para cá, Alessandro lançou vários livros país afora. Ipatinga ganhou dois Atlas e um Livro das Águas, sobre a conservação e uso dos recursos hídricos. Outros atlas foram publicados sobre Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Caraí (Vale do Jequitinhonha), Nova era e Santana do Paraíso (MG), Iúna e Ibatiba (ES), Aparecida de Goiânia (GO), Ananindeua e Parauapebas (PA).

Na lista também estão um atlas e um almanaque cultural sobre Timóteo, um atlas e um livro sobre o patrimônio histórico e cultural de Manaus (AM), um atlas e um livro sobre ecologia com foco ambiental sobre Itapecerica da Serra (SP).

“São muitos livros lançados, e muitos outros escritos, organizados e aguardando publicação, todos seguindo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), utilizando uma metodologia didática e pedagógica específica para aplicação com as séries do ensino fundamental, facilitando o processo de ensino para o professor e o de aprendizado para o aluno”, explica Alessandro de Sá.

Processo
Além de um farto e elucidativo material fotográfico, as publicações organizadas por Alessandro preocupam-se com o conteúdo, com informações que permitam a reconstituição histórica e consolidada do tema e cidade abordada, e utilizando pesquisa e reconstituição oral junto aos moradores, quando isso se faz necessário.

Alex Ferreira
Alessandro de Sá já lançou livros e atlas em vários estados brasileirosAlessandro de Sá já lançou livros e atlas em vários estados brasileiros
Para que o trabalho realizado tenha êxito e aceitação junto ao público ao qual se destinam os livros, Alessandro organizou uma equipe de trabalho que inclui historiadores, pesquisadores, pedagogos, orientadores e outros especialistas, e trabalha com parceiros preocupados em produzir livros com uma indiscutível qualidade.

Rio Doce
O próximo atlas que será lançado por Alessandro de Sá, e que já está em fase de produção na Gráfica e Editora Art Publish, será o Atlas da Bacia do Rio Doce. O tema é o Rio Doce: entre a história e o meio ambiente, e mostrará um amplo painel deste que é um dos mais importantes e mais agredidos cursos de água da região Sudeste brasileira.

O atlas da Bacia do Rio Doce terá 96 páginas fartamente ilustradas, e vai abordar desde as nascentes formadoras do Doce, na Serra da Mantiqueira, até a foz em Regência, no litoral do Espírito Santo, incluindo sub bacias importantes como as dos rios Piracicaba e Santo Antônio, em Minas Gerais, e o Guandu, no Espírito Santo.

“Abordamos no livro os aspectos históricos, desde o processo de ocupação das margens do rio nos séculos 17 e 18, analisando a água como fator de desenvolvimento. Foram mais de 3 mil quilômetros pesquisados, vendo as realidades em cada local. E como não podia deixar de ser, falamos também da tragédia causada ao Rio Doce com o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana”, diz Alessandro.

No projeto do atlas da Bacia do Rio Doce, destaca-se a participação de Ineíza Karla Soares Moraes, no trabalho de pesquisa de campo, registro fotográfico, produção da capa e diagramação do livro.

Para mais informações sobre os livros ou para fazer encomendas e pedidos, os interessados podem fazer contato com o autor Alessandro de Sá por meio do e-mail [email protected].

SERVIÇO:
Atlas da Bacia do Rio Doce
Alessandro de Sá
96 páginas
Contatos e encomendas com o autor
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário