CADERNO IPATINGA 2024

17 de dezembro, de 2016 | 10:27

Samuel Lira comemora temporada no Jiu-jítsu

Professor da Maromba Figth Team conquista títulos e domina a Faixa Marrom da modalidade

É difícil para Samuel Lira ostentar no pescoço, simultaneamente, as medalhas conquistadas na temporada deste ano no Jiu-jítsu, tantas foram as vitórias alcançadas. Professor da Maromba Figth Team, que funciona no bairro Canaã, em Ipatinga, ele colhe os resultados de uma obstinação que implica na observância de uma rotina bastante puxada, obrigando-o a abrir mão de muitas coisas da predileção de um jovem aos 25 anos.

Wôlmer Ezequiel
Samuel ostenta o Cinturão e as principais medalhas das inúmeras competições  que venceu neste anoSamuel ostenta o Cinturão e as principais medalhas das inúmeras competições que venceu neste ano
Samuel se levanta por volta das 8h. Após o café, realiza a primeira atividade da sua preparação diária, com 90 minutos de pedaladas. Em seguida, entremeando as suas funções de orientador na Maromba, realiza quatro sessões diárias de treinamento para aprimorar as suas habilidades. O papel de professor foi assumido em janeiro deste ano, quando o então titular, Erick Novais, aceitou uma proposta para comandar aulas em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Apesar dessa sobrecarga para se desdobrar como professor e atleta, Samuel manteve a alta performance nos combates individuais, e o mesmo ocorre com o desempenho da equipe Maromba Figth nas disputas coletivas, sempre presente no pódio, em todas as competições.

Na reta final de 2016, Samuel tem motivos de sobra para comemorar uma trajetória extremamente positiva, marcada pelo domínio absoluto na sua categoria, a Faixa Marrom. Na sua coleção de conquistas, as mais expressivas foram: campeão Sul-Americano, em Vitória (janeiro); campeão do Minas Open, em Guanhães (abril); campeão do World Black Belt, em Vitória (abril); vice-campeão Mundial na Arena Barueri, em São Paulo (abril); campeão da Copa do Mundo, em Belo Horizonte (julho); campeão do América Golden Cup, em Vitória (setembro).

Em outubro, em outra prova que exige muita habilidade, astúcia e rapidez de raciocínio em combate, Samuel faturou o Cinturão, em acirrada disputa realizada na cidade de Mantena. No caso específico do Cinturão, o lutador tem de resistir à pressão e às estratégias da chamada “luta casada”, regida pelas regras do MMA (Mixed Martial Arts). As Artes Marciais Mistas incluem golpes de luta em pé e técnicas de combate no chão, exigindo concentração máxima dos competidores. Samuel estava muito focado na luta e conseguiu uma finalização rápida e fulminante, aplicando uma
chave de pé sobre Renato Eusébio.

Na avaliação de Nivaldo dos Santos, organizador do Extreme Evolution, o evento em Mantena comprovou a expectativa de reunir na cidade mineira os maiores expoentes do Jiu-jítsu nacional. Conforme Nivaldo, a partir do êxito alcançado na edição deste ano, irá se reunir com os novos administradores que tomam posse no dia 1º de janeiro, a fim de promover novos eventos de ponta, em razão dos benefícios para a cidade, a movimentação de vários setores econômicos, e ainda os ganhos no processo de socialização.

Popularização
Samuel Lira enfatiza que, a cada dia, cresce o número de praticantes do Jiu-jítsu, que em japonês sintetiza junção entre suavidade, brandura, arte e técnica. O ponto forte dessa modalidade consiste em utilizar como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

Embora haja indefinição sobre a sua origem, é sabido que o Jiu-jítsu foi desenvolvido e aprimorado pelos samurais. Na essência dessa prática, se consagrava o conceito de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um guerreiro eventualmente poderia perder suas espadas ou lanças, e assim as suas chances tirar proveito de um eficiente método de defesa desarmada.

No Brasil, o crescimento dessa modalidade, além da proliferação das academias que a utilizam em razão dos inúmeros benefícios para a saúde e a mente, a transmissão dos principais eventos pela TV sempre amplia o número de adeptos. Em setembro passado, por exemplo, a America Golden Cup, disputada no ginásio Tancredão, em Vitória (ES), com a participação de atletas de todo o país, teve a cobertura da Bandsports e do canal X-Combat TV News.

No evento, além do destaque individual, Samuel Lira valorizou a fusão entre a Neto Fight Team e Maromba, que resultou na União Vale do Aço BJJ. Com essa associação, os professores Genes Neto e Samuel Lira, levando apenas 15 atletas, alcançaram um resultado expressivo: 13 ouros, 6 pratas e 2 bronzes. O evento era profissional, com premiações em dinheiro, cerca de 70 mil, entre as várias categorias. 

Algumas equipes levaram mais de 100 atletas, e esse detalhe demonstra como a modesta delegação do Vale do Aço brilhou na competição, evidenciando a qualidade do grupo e, apesar da falta de patrocinadores, ela conseguiu o 4º lugar geral Submission (NO GI) e o 6º na modalidade de quimono (GI).

Meta para 2017
Depois de uma trajetória vitoriosa na atual temporada, Samuel Lira continua empenhado no sentido de continuar no topo no próximo ano. Mas o objetivo maior, é claro, é o de subir no lugar mais alto do pódio no Mundial, novamente confirmado para Barueri (SP).

No entanto, Samuel Lira ressalta que a busca dessa meta será feita de maneira muito consciente. “A Maromba tem mais de 200 alunos nas academias de Ipatinga, Joanésia e Braúnas (em conjunto com a Polícia Militar). Há dezenas de crianças e mulheres iniciando na modalidade e, naturalmente, o primeiro compromisso é atender aos nossos alunos com o máximo de carinho e dedicação”, conclui o professor Samuel Lira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wadson

20 de dezembro, 2016 | 08:47

“Parabéns Sempai. Conhecemos seu valor. Oss.”

Werik

19 de dezembro, 2016 | 10:02

“Parabens Sempai Samuel! Pelas conquistas como atleta e por ser um exelente professor de jiu jitsu, principalmente para criançada.”

Envie seu Comentário