16 de dezembro, de 2016 | 18:10
Bispo Dom Lara pode ter seu nome na principal avenida de Coronel Fabriciano
O Projeto de Lei nº2.751, de autoria do vereador Edem Almeida Arruda (PT), propõe mudar o nome da avenida Governador Magalhães Pinto para Dom Lélis Lara
Wôlmer Ezequiel
Projeto de lei pode alterar o nome da Avenida Governador Magalhães Pinto de Coronel Fabriciano
A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano recebeu o Projeto de Lei nº2.751, de autoria do vereador Edem Almeida Arruda (PT), que propõe mudar o nome da avenida Governador Magalhães Pinto, uma das principais vias da cidade, para Dom Lélis Lara. A proposta gerou muita discussão entre os moradores da cidade, principalmente nas mídias sociais. O vereador explicou, em entrevista ao Diário do Aço, que muitos grupos de pessoas, inclusive religiosos, propuseram mudar o nome da avenida para homenagear o bispo emérito da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Lélis Lara, que morreu dia 8 passado, em tratamento de uma pneumonia.
Essa ideia não surgiu porque é minha opinião, mas, sim por ser vontade de muitas pessoas. Eu até reconheço que pode gerar muitos problemas com a mudança do nome da avenida, mas devemos ouvir os grupos a favor e contra, porque é importante realizar debates em uma sociedade democrática”, esclarece o vereador, em relação à discussão sobre o projeto de lei. A reportagem do Diário do Aço foi à avenida em questão ouvir os moradores e comerciantes, que se mostram divididos em relação à proposta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Lerildo R
20 de dezembro, 2016 | 13:41Pessoal ao invés de mudar um nome tradicional, com muito respeito ao Bispo Dom Lara, acho que teriam que estudar o trânsito nessa avenida ela está saturada e muito perigosa a ciclistas, pedestres e motoristas Está muito apertada, mau cabe os carros e ainda tem motos e bicicletas competindo por um pequeno espaço. Que tal criar uma ciclovia? ou um faixa só,( de rolamento)?”
Djalma Paizante Neto
18 de dezembro, 2016 | 11:25Tanta coisa pra preocupar e esse ze querendo mudar o nome de uma avenida que que ja deve ter quase ou mais de cem anos faça me o favor.”
Gustavo
17 de dezembro, 2016 | 18:27Vereador vai procurar algo proveitoso para fazer com o seu mandato. Mudar nome de rua não resolve problema de ninguém. Vai fazer palestras nas escolas igual você fazia antes de falar que não iria mexer com política.”
Marco Antonio Miranda
17 de dezembro, 2016 | 14:14"Coronel Fabriciano, sempre primou pela falta de criatividade ao batizar os seus bairros, exemplo: Caladinho de Baixo, Caladinho de Cima, Caladinho do Meio e Caladão. Acho justo homenagear um Arcebispo que aqui morou, e contribuiu por serviços relevantes na cidade. Para não criar polêmica entre a população, uma sugestão: Temos uma Avenida no Centro, batizada com nome de Sanitária ( lembra água Sanitária, tal a falta de originalidade) . Trocar o nome da tal avenida para Arcebispo Dom Lelis Lara. A cidade e o nome de tão emérito cidadão, daria uma nota digna de uma avenida tão trafegada como a tal avenida água sanitária ( me perdoem os senhores, nunca gostei deste nome) releva ao ridículo a criatividade do povo desta cidade. Obrigado.”
Marco Antonio Miranda
17 de dezembro, 2016 | 14:11"Coronel Fabriciano, sempre primou pela falta de criatividade ao batizar os seus bairros, exemplo: Caladinho de Baixo, Caladinho de Cima, Caladinho do Meio e Caladão. Acho justo homenagear um Arcebispo que aqui morou, e contribuiu por serviços relevantes na cidade. Para não criar polêmica entre a população, uma sugestão: Temos uma Avenida no Centro, batizada com nome de Sanitária ( lembra água Sanitária, tal a falta de originalidade) . Trocar o nome da tal avenida para Arcebispo Dom Lelis Lara. A cidade e o nome de tão emérito cidadão, daria uma nota digna de uma avenida tão trafegada como a tal avenida água sanitária ( me perdoem os senhores, nunca gostei deste nome) releva ao ridículo a criatividade do povo desta cidade. Obrigado.”
Marcos Guimarães
17 de dezembro, 2016 | 11:26Não seria justo em um período de tamanha crise, que se gastasse o suado dinheiro do Trabalhador fabricianense , somente em razão da homenagem ao falecido Dom Lara. Nas chuvas os muitos bairros ficaram alagados, outros moradores, perderam todos os seus bens, a escalada da violencia, por que faltam viaturas, ruas esburacadas, etc
Nosso povo precisa de infra estrutura já. Poupem esse dinheiro e cuidem do bem do povo, que é seu bem estar.”
Mary Matoso
16 de dezembro, 2016 | 22:54Abram os olhos. A intenção não é homenagear a memória de Dom Lara, mas sim, de retirar o nome do governador do período de Regime Militar. Acordaaaaaa!”
Gildázio Garcia Vitor
16 de dezembro, 2016 | 20:26O Dom Lara, que apesar de ter sido um Guerreiro, era um conciliador, portanto, não iria aprovar essa divisão entre os fabricianenses que ele tanto amava. Além disso, ele merece ser homenageado com algo mais nobre, como, por exemplo, uma Escola ou um hospital, do que ser substituto em nome de logradouro que já serviu para homenagear um dos líderes civis da Ditadura Civil-Militar.”
João Fagundes Neto
16 de dezembro, 2016 | 20:05Escolhe alguma avenida de bairro novo na cidade para dar o nome do Dom Lara, ou alguma nova praça ou nova escola, tirar o nome de uma avenida antiga e conhecida é de uma idiotice sem fim.”