13 de dezembro, de 2016 | 12:11

Casa Laboratório no palco

Grupo teatral mostra especial com alunos e montagens teatrais

ACS GTCL
Finalizando as atividades pedagógicas de 2016, o Espaço Cultural Casa Laboratório realiza a “9° Mostra Cultural”, reunindo alunos das unidades de Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso.

Nesta quarta-feira (14), a partir das 19h30, mais de 70 pessoas subirão ao palco do teatro do Centro Cultural Usiminas para quatro espetáculos curtos que têm como objetivo oferecer uma experiência cênica no palco para os alunos que cursaram a Escola Livre de Teatro em 2016.

Na oportunidade, também será apresentado ao público do Vale do Aço o novo espetáculo do grupo experimental, destinado a alunos com mais de dois anos de vivência artística.

O projeto tem patrocínio da Usiminas e Governo do Estado de Minas Gerais, (Lei Estadual de Incentivo à Cultura). No curso os alunos estudaram jogos e improvisação teatral, expressão corporal, técnica vocal, dança, jogos rítmicos, maquiagem e montagem.

ACS GTCL
As aulas foram ministradas pelos professores Beto de Faria, Filipe Fernandes, Wadson Lourenço, Samuel Franklin, Maria Magalhães, Joab Sangi, Diego Martins, Daniela Alves e Mari Antonaci.

Espetáculos:
Assinado pelo diretor artístico João Carlos Cardoso, do Espaço Cultural Casa Laboratório, o espetáculo “A Última Hora” é inspirado na obra de Nelson Rodrigues.

Na trama, um homem atropelado da Praça da Bandeira pede um beijo a Arandir, um jovem de coração puro e atormentado. O repórter do jornal “Última Hora” presencia o beijo na boca entre os dois homens e, junto com o delegado corrupto, transforma o último desejo de um agonizante em manchete principal.

O sensacionalismo da “Última Hora”, entretanto, muda completamente a história, acabando por retratar Arandir como um criminoso que empurrou o amante e depois o beijou.

ACS GTCL
Também assinado por João Carlos, o espetáculo "O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna" é uma comédia de cordel que narra à história de dois homens do sertão pernambucano, um fazendeiro podre de rico e um poeta morto de fome.

Numa negociação arriscada, essas duas forças vão se entrecruzar. De um lado um homem pobre, porém feliz, e do outro, um homem rico, porém miserável de alegria.

A peça “A Aula” tem direção de Beto de Faria e apresenta um grupo de jovens estudantes de um cursinho para vestibular que tem uma aula sobre os conceitos que levam a uma pessoa ser preconceituosa.

Essa reflexão provoca uma discussão sobre como surgem e como se dá a ação da opressão ao outro, ao diferente. Com trilha sonora que vai de Arnaldo Antunes, Rita Lee a Valesca Popozuda, eles descobrem que os preconceitos nascem da ignorância e medo do novo, do diferente e do outro.

Já a peça “A Ver Estrelas” apresenta Jonas, que num misto de realidade e sonho se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação. Sem perceber, vai parar num lugar onde tudo pode acontecer, o País do Navegar.

Essa trajetória mostra a Jonas a oportunidade de sair da monotonia – o Reino a Ver Estrelas – e se permitir descobrir como aproveitar melhor os seus dias, experimentando os conflitos que são estranhos ao seu universo. A adaptação e direção do trabalho são do pernambucano Gessé Rosa.

E por fim, “Coração Civil”, montagem assinada por Joab Sangi, é uma cena musical livremente inspirada na cultura mineira e na canção do bardo Milton Nascimento.

O que é:
O Espaço Cultural Casa Laboratório foi fundado em 2007 para ser um espaço cooperativo de promoção e formação artística em teatro, dança e música. Suas iniciativas ampliam o acesso da população aos bens culturais, apoio à formação e ao desenvolvimento da criação artística.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário