11 de dezembro, de 2016 | 09:48

Revitalização de praças em Ipatinga

Desde 2013, PMI executa projetos de melhorias e criação de novos espaços comunitários

Secom/PMI
Reformas em andamento na praça do bairro Bela VistaReformas em andamento na praça do bairro Bela Vista
O pacote de obras entregue pela Prefeitura de Ipatinga neste fim de ano, em parceria com a concessionária Infrater, inclui reformas completas executadas em várias praças nos bairros da cidade.

O objetivo é melhorar as condições ofertadas nesses locais de convivência social para o desenvolvimento de atividades comunitárias e até comerciais, que contribuem para a qualidade de vida da população. Os investimentos nesses projetos são da ordem de R$ 2 milhões, obtidos em parcerias do município com o governo estadual.

No Centro Comercial do Cariru, parte das obras de revitalização da Praça Natsuo Esaki já está concluída e modificou toda a paisagem do tradicional ponto de encontro do bairro. Pelo projeto da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), o sistema de drenagem e o piso foram reformados.

Secom/PMI
A nova Praça do bairro Limoeiro já está quase prontaA nova Praça do bairro Limoeiro já está quase pronta
Novos bancos, rampas de acessibilidade e um quiosque de pergolado também foram instalados. Os jardins ganharam destaque e a antiga iluminação foi trocada por lâmpadas de led, dando um visual moderno e arejado à área interna.

O projeto completo prevê ainda intervenções na Praça Edilar Luciano, de frente para a Avenida Japão, e a implantação de um novo acesso ao Centro Comercial do Cariru. Os trabalhos agora estão concentrados na instalação de uma passagem elevada de pedestres, estacionamentos novos e canteiros, que vão formar uma “nova entrada” para as lojas e a área central.

BELA VISTA
A Praça Josemar Ferreira de Morais, no bairro Bela Vista, também ganha uma reforma geral. A PMI instalou um novo parquinho e trocou alambrados na quadra. O piso foi polido e está sendo preparado para receber pintura, a exemplo das arquibancadas, traves e tabelas.

Secom/PMI
Praça no Canaãzinho, com parquinho e academia de ginásticaPraça no Canaãzinho, com parquinho e academia de ginástica
Estão em andamento as obras de construção de um palco e espaço para peteca e a renovação de quiosques, mesas de jogos e passeios em toda a extensão da área, melhorando as condições de mobilidade e acessibilidade. A última etapa envolverá projetos de paisagismo, jardinagem e iluminação.

CIDADE NOBRE
Na divisa dos bairros Cidade Nobre e Vila Celeste, as obras de construção do Parque Aberto vão em ritmo acelerado. A nova praça vai ocupar uma área de 2,4 mil m2, antes usada irregularmente para depósito de entulho e lixo, no cruzamento das Avenidas Carlos Chagas e Felipe dos Santos.

Conforme o projeto da Semop, o local terá pista de caminhada, academia de ginástica ao ar livre, bancos, rampas de acessibilidade, estacionamento, paisagismo e iluminação com lâmpadas de led.

A Praça João Teófilo Pereira, ou “Praça da Sankyu”, na Avenida Monteiro Lobato com Rua John Kennedy, também terá “cara nova”. No local a PMI faz a recomposição do piso com pedras portuguesas e instalação de novos bancos, um parquinho, um polo da academia de saúde e mais espaços de lazer.

Além disso, o projeto contempla intervenções de paisagismo, jardinagem e iluminação pública.

Secom/PMI
Área interna do Centro Comercial do Cariru já está reformadaÁrea interna do Centro Comercial do Cariru já está reformada
CANAÃZINHO
Na praça situada no encontro da Avenida Galileia com as ruas Siquém e Magdala, no bairro Canaãzinho, uma antiga reivindicação dos moradores virou realidade. Foram instalados os equipamentos da academia de ginástica ao ar livre e os serviços de fundação de um parquinho. A área já recebeu pintura nova e melhorias em bancos, pisos e jardinagem.

LIMOEIRO
Outra obra adiantada é a reforma da Praça Juventino Gomes Ribeiro, no encontro da Avenida José Anatólio Barbosa com Rua Avelãs. O principal espaço de convivência da comunidade do bairro Limoeiro e região está revitalizado, com novos bancos, piso, coreto e parquinho.

O asfaltamento e conclusão dos novos estacionamentos, pintura de guarda-corpos, implantação de paisagismo e substituição da iluminação pública, com instalação de lâmpadas de led, está em andamento.

AMPLO PROGRAMA
Além desses projetos em fase de acabamento, usando investimentos extras obtidos em convênios mantidos pelo município, a Prefeitura realiza, desde 2013, um amplo programa de revitalização de espaços comunitários usados pela população.

Das mais de 140 praças públicas existentes em Ipatinga, a grande maioria já recebeu alguma intervenção e melhorias, beneficiando moradores nas nove regionais da cidade.

Secom/PMI
Espaço degradado entre Cidade Nobre e Vila Celeste vai virar área de lazerEspaço degradado entre Cidade Nobre e Vila Celeste vai virar área de lazer
Todos os projetos de reformas e instalação de espaços públicos feitos nos últimos anos atendem demandas antigas dos moradores, e foram apresentados à comunidade antes de serem implementados.

Em boa parte, as equipes da Semop e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) assumiram serviços de alvenaria, carpintaria, pintura, reformas de passeios e quadras, revitalização de pisos, parquinhos e quiosques.

O plano de obras em cada um desses espaços também contempla projetos de paisagismo, jardinagem e iluminação pública, em parceria com a concessionária Infrater.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas