10 de dezembro, de 2016 | 19:00

Um caipira na América

Maestro ipatinguense vai mostrar seu talento em Nova Iorque

Divulgação
O Maestro Mariano conduz os artistas da Orquestra de Viola CaipiraO Maestro Mariano conduz os artistas da Orquestra de Viola Caipira
O músico José Mariano de Melo, mais conhecido pelos músicos e o público do Vale do Aço como Maestro Mariano, é o diretor da Escola de Música Mozart e regente da Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço.

Na semana passada, ele para um tour de quatro dias na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde ele também vai proferir uma palestra sobre “A Música Brasileira – Seus Ritmos e Referências”.

Com mais de 30 anos de experiência no ramo da música erudita e popular, o maestro viajou a convite da Escola Americana, para apresentar uma palestra demonstrativa para alunos norte-americanos e músicos brasileiros que atuam na cidade no mercado musical.

“Representar a cidade e a música de Ipatinga em um dos maiores centros de entretenimento artístico do mundo é uma grande responsabilidade, sinônimo de muito orgulho”, afirma José Mariano.

O convite veio através de uma ex-aluna do regente, que atualmente desenvolve projetos culturais na área da música na Big Apple, e percebeu a importância de realizar esse intercâmbio apresentando referências musicais brasileiras ao público norte-americano.

Com formação musical pela UFMG e Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, o maestro iniciou carreira na Academia da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, em 1990.

De lá para cá desenvolveu projetos de relevância artística e social na cidade. É o fundador da escola de Música Mozart, líder coordenador da Ordem dos Músicos do Brasil-CRMG em Ipatinga e presidente da Associação de Amigos da Cultura (Assamic).

Atua em projetos para o público em estado de vulnerabilidade social, como o Anjos da Escola, nas Escolas Municipais Laura Xavier Santana (Bairro Bom Jardim) e João Amparo Xavier (Bairro Vila Celeste), atuando em formação de grupos instrumentais, de percussão e coro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário