08 de dezembro, de 2016 | 13:50

Mostra de Teatro & Dança

Interferências Cênicas mostra resultado de trabalho em duas cidades

Divulgação
Grupo de Teatro de Porteira Grande, em Antônio DiasGrupo de Teatro de Porteira Grande, em Antônio Dias

Após quatro meses de aulas de iniciação ao teatro e à dança, alunos de escolas municipais e estaduais de Belo Oriente e Antônio Dias participam da Mostra de Teatro & Dança do projeto Interferências Cênicas.

O Parque Multifuncional Cenibra, no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), em Belo Oriente, será o local das apresentações neste sábado (10), a partir das 9h.

Em Belo Oriente, os cursos foram ministrados na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brito (Centro); na E.M. Antônio Firmino (Brauninha); E.M. Bom Jesus do Bagre (Bom Jesus do Bagre); E.M. Educação Criativa e Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (Cachoeira Escura), sendo que, nesta escola, participaram também alunos da E.M. Hilda Morais.

Divulgação
Alunas de Balé Clássico de Cachoeira EscuraAlunas de Balé Clássico de Cachoeira Escura
Na localidade de Porteira Grande, em Antônio Dias, participaram do projeto alunos da Escola Estadual Vicente Inácio Bispo. Ao todo, o projeto atendeu cerca de 210 crianças e adolescentes.

Os cursos de iniciação ao teatro foram ministrados por Claudinei de Souza, Gilson Magno, Luzia di Resende e Roberto Yokel. E os de iniciação à dança ficaram a cargo de Jéssica Faria, Liliane Martins, Maick Rodrigues, Salette Olguin e Sílvio Martins.

A novidade desta edição foi a abertura de uma turma de balé clássico, com participação de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. As aulas foram dadas por Salette Olguin, na E.M. Educação Criativa, em Cachoeira Escura.

Divulgação
Alunas do curso de dança da Escola Hilda MoraisAlunas do curso de dança da Escola Hilda Morais
O projeto Interferências Cênicas foi idealizado pelo ator e diretor Ricardo Maia Xavier, falecido em junho de 2015. Em junho de 2016, o projeto passou a ter direção geral de Roberto Yokel, com autorização da família de Ricardo Maia, do Ministério da Cultura e da patrocinadora do projeto, a Cenibra.

Yokel é formado em História e esteve presente no Interferências Cênicas desde a primeira edição, ministrando aulas de iniciação teatral. Desde então, dá continuidade ao projeto iniciado por Ricardo Maia em 2007.

Com o Interferências Cênicas, realizou-se um trabalho contínuo de formação de artistas na região do Médio Rio Doce e Vale do Aço, através de cursos de iniciação ao teatro a dança, palestras, oficinas e minicursos, tendo como público alvo crianças, adolescentes e população.

Divulgação
Estudante de teatro do distrito de BagreEstudante de teatro do distrito de Bagre
Além de formação e aprimoramento técnico, o projeto permitiu vivência e compartilhamento da experiência estética. Dentre as atividades, destaque para montagem de espetáculos com os alunos, em especial da encenação da “Paixão de Cristo”, apresentado em Açucena, Cachoeira Escura e outras localidades.

Roberto Yokel destaca que as cenas curtas e coreografias de teatro e dança que serão apresentadas neste sábado reúnem iniciantes no fazer cultural, crianças e adolescentes que vão pisar pela primeira vez em um palco.

O trabalho é fruto de apenas quatro meses de aula, uma vez por semana. Com tão pouco tempo se forma ator, nem bailarino, mas insere os participantes no universo do teatro e da dança e, de forma lúdica, amplia o olhar e repertório cultural.

O projeto Interferências Cênicas conta com patrocínio da Cenibra, apoio do Instituto Cenibra e Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção e assessoria de imprensa é de Marilda Lyra e a realização de Roberto Yokel e Governo Federal. Para a Mostra de Teatro & Dança a entrada é franca. Informações pelo telefone (31) 99966 4166, com Marilda Lyra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário