07 de dezembro, de 2016 | 17:04
Wagner Penna: Museu da Moda de Belo Horizonte
MUMOO Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), primeiro museu público destinado à atividade no Brasil e iniciativa da Prefeitura da capital, será aberto este mês.
Para a ocasião, foi programada a exposição Memória da Indústria Têxtil em Minas Gerais”, que destaca a indústria têxtil mineira e a sua importância, contribuindo para desenvolver não só as economias locais, mas interferindo também social e culturalmente nelas.
A mostra faz um recorte, priorizando o enfoque no tecido, particularmente o algodão e a tecelagem plana, elemento base de sustentação da indústria da moda. A exposição foi inaugurada no domingo (4), e ficará aberta ao público até 30 de maio de 2017, com entrada franca.
ANO NOVO
Se o ano de 2016 não foi lá essas coisas para a indústria da moda (e nem para ninguém...), as perspectivas para 2017 são um pouco melhores, ao menos na cena mundial.
Pesquisa realizada entre empresários do setor em todos os continentes, mostra que eles acreditam num crescimento de 1,5% a 2,5% no mercado de luxo, e 2,5% a 3,5% no mercado médio.
Melhor do que a média de 0,5% a 1,5% registrada neste ano. O setor de roupas que mais deve crescer é o de fitness (para ginástica ou esportes). Já a indústria de joias e relógios terá queda, enquanto os óculos esportivos continuam com vendas aumentando. Já é alguma coisa.
GRANDE HOTEL
A notícia fashion da semana é a abertura do novo espaço Ronaldo Fraga, em Beagá, onde ele coloca suas roupas e faz compartilhamento com empresas que, de alguma forma, estão ligadas ao estilista.
Assim, estão lá as roupas masculinas de alfaiataria do seu irmão, o ótimo Rodrigo Fraga, o site ND (da querida Natália dOrnellas, um dos melhores do país), a barbearia da paulista Cavalera, gastronomia do Café Dona Diva e muito mais. Vai se chamar Grande Hotel e fica numa casa normanda do bairro Funcionários.
////
VAIVÉM
* Quem está circulando por Minas é o parisiense Paulo Pereira, que é mineiro, mas mora há muitos anos em Paris. Ele é o nosso embaixador fashion por lá, onde recebe o quem é quem nacional no assunto. Veio para as festas de fim de ano com a família. ***
* As feiras de moda outsiders dos anos 90, que fizeram muito sucesso e fortaleceram gente do calibre de Alexandre Herchcovitch, deixaram um sobrevivente bacana, a Babilônia Feira Hype, que comemora 17 anos com uma nova edição, no Rio de Janeiro. ***
* Nem bem o ano está acabando e a turma da moda já está com a cabeça posta em janeiro de 2017. A Couromoda manda convite para a feira de sapatos & bolsas, com muitas esperanças de aumentar as vendas, especialmente via exportação. Amém. ***
* As grifes mineiras começam a aplicar a estratégia de multiplicar as suas coleções durante o ano. A saber: a Printing fez uma coleção resort em novembro e, agora, lançou a coleção white, com modelos especiais para o Réveillon. A moda gira. ***
PONTO FINAL - Com origem mineira, a Schutz (pertencente ao grupo Arezzo) ganhou o prêmio de Marca do Ano, concedido pela Footwear Annual Award, em evento realizado em New York.
Ficou ao lado da Puma, que ganhou o prêmio Sapato do Ano, com um modelo de tênis promovido por Rihanna, presente ao evento. O prêmio é importante não é só para a Schutz, mas para toda a indústria do calçado brasileiro, que, assim, ganha um novo status e mais visibilidade na cena mundial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]












