06 de dezembro, de 2016 | 18:40

Grêmio e Atlético decidem Copa do Brasil

Bruno Cantini
Luan está relacionado, mas não tem a escalação confirmada Luan está relacionado, mas não tem a escalação confirmada
O duelo final pelo título da Copa do Brasil desta temporada não vai reeditar as emoções das edições anteriores dessa competição. A tragédia ocasionada pela falha grotesca do piloto boliviano Miguel Quiroga, um dos sócios da empresa LaMia, ainda comove todo o mundo. Assim, em vez de manchetes ufanistas e termos superlativos para turbinar a partida entre Grêmio e Atlético, haverá sempre a referência ao clima de abatimento no meio futebolístico desde a madrugada da terça-feira, 29 de novembro.

No entanto, a bola vai rolar. De um lado, o Galo, que possui o melhor ataque do futebol nacional em 2016, com 123 gols. Em contrapartida, o time mineiro preocupa pela contradição de contar com uma defesa instável, e que sempre figurou entre as mais vazadas nesta temporada.

Já o Grêmio, depois de uma fase bastante regular sob o comando de Roger Machado, caiu de produção e teve de recorrer à rotineira troca de treinador. Com seu estilo boleiro, que muitos consideram ultrapassado, Renato Gaúcho deu novo vigor à equipe gaúcha e confirmou em campo, no Mineirão, o favoritismo para o quinto título gremista na Copa do Brasil.

Para desfazer essa situação, o Atlético precisará do talento individual e coletivo de seu ataque nesta quarta-feira, às 21h45, em Porto Alegre. Com a obrigação de vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por três, para ser campeão, a equipe tenta afiar a pontaria e se entrosar ao máximo para apagar a má impressão deixada no jogo do Mineirão há quase duas semanas, na derrota por 3 a 1.

As maiores esperanças de gols são Robinho e Lucas Pratto. O camisa 7 vive grande fase e é o artilheiro do ano no futebol nacional, com 25 tentos. Ele pede muita determinação de todo o grupo: “É uma vantagem difícil, mas temos que vencer jogando bom futebol. Tivemos vários jogos em que fizemos dois gols rápidos. Vamos tentar nos posicionar melhor e ficar com a bola. Os gols vão aparecer naturalmente”, acredita.

Ao longo da semana, a confiança dos jogadores cresceu à medida que Diogo Giacomini teve um período a mais para trabalhar a parte tática. Outro motivo que dá nova motivação é o fato de o atacante Luan estar outra vez no ritmo dos companheiros, depois de ficar em tratamento de edema no tornozelo direito. Mas não se sabe ainda se ele será titular logo mais.

Já os últimos capítulos da preparação do Grêmio começaram nessa segunda-feira. Com portões fechados na Arena, Renato Gaúcho comandou uma atividade para esquematizações. Com os portões abertos, havia a presença de jogadores da base misturados aos destaques do time profissional.

Durante a semana, Edílson e Geromel foram poupados. Mas nesta segunda, seus reservas imediatos, Wallace Oliveira e Fred, estavam no banco de reservas quando a imprensa teve acesso ao treino. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário