Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de dezembro, de 2016 | 18:11

Contos locais brilham no papel

Livros resgatam histórias orais de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara

Nesta quinta-feira (8), às 15h, no Parque Multifuncional de Belo Oriente, será realizado o lançamento dos livros do Projeto Contos Locais. O evento contará com a presença de autoridades e representantes da Cenibra, além de uma apresentação cultural com a interpretação de alguns dos contos que estão estampados nos livros.

Divulgação/ACS Cenibra
O Projeto Contos Locais visa incentivar adolescentes à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais.

O escopo de trabalho proposto consistiu em produzir livros de contos com histórias das comunidades, a partir da pesquisa com os moradores desses locais, e foi realizado por adolescentes e professores dos municípios de Açucena, Belo Oriente e Santa Bárbara.

Com isso, buscou-se promover o resgate da memória oral, linguagem e história, incentivando a leitura, valorizando, recuperando e registrando os costumes, tradições e personagens locais.

O Projeto é uma realização da MC Produções, viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à cultura – Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), com patrocínio da Celulose Nipo-Brasileira S.A. – Cenibra e apoio das respectivas prefeituras municipais.

A produção executiva é de Éderson Caldas, com coordenação geral e produção de texto de Cristiano Augusto Lopes, coordenação pedagógica e assistência de produção de Janaína Dantas Barbosa Lopes.

A assessoria de comunicação foi feita por Rudson Vieira, tendo Marilda Lyra na elaboração de prestação de contas: Marilda Lyra e Adilson Mariano como contador.

Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Cenibra, empresa patrocinadora do projeto, avalia que “parcerias assim contribuem sobremaneira para o fortalecimento da cultura regional”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário