Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de dezembro, de 2016 | 17:23

Assembleia de Minas homenageia escritora

Andreia Donadon Leal foi a vencedora do Troféu Rio 2016 da União Brasileira de Escritores

Divulgação
A escritora e artista plástica Andreia Donadon LealA escritora e artista plástica Andreia Donadon Leal
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência com convidados nesta quarta-feira (7), às 16h, para homenagear a escritora mineira Andreia Donadon Leal.

A reunião acontecerá no Plenarinho III, e, na ocasião, os membros da comissão entregarão um diploma de congratulações à escritora de Mariana (Região Central do Estado), pela conquista do Troféu Rio 2016 da União Brasileira de Escritores (UBE).

A reunião atende a requerimento feito pelo deputado Thiago Cota (PMDB). “O objetivo é enaltecer esta grande conquista, que elevou o nome de Mariana e de Minas Gerais.

Acompanho a escritora Andreia Donadon há bastante tempo e sou testemunha do seu envolvimento no Movimento de Arte Aldravista e em outros projetos sociais e educacionais com crianças, jovens e adultos, buscando valorizar a leitura e a educação", afirmou o parlamentar.

Troféu Rio 2016
O Troféu Rio 2016 é entregue pela União Brasileira de Escritores aos intelectuais e entidades que possuam participação ativa na cultura do Brasil. O vencedor é escolhido por meio de votação dos escritores brasileiros e também por recomendações de entidades civis.

Convidados
Para a reunião desta quarta-feira, também foram convidados o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo; a presidente da Academia Mineira de Letras, Elisabeth Fernandes Renno de Castro Santos; o presidente da Academia Municipalista de Letras, Luiz Carlos Abritta; o presidente da Cruz Vermelha de Minas Gerais, Gilberto Madeira Peixoto e o prefeito eleito de Ouro Preto, Júlio Pimenta.

Andreia Donadon Leal
Natural de Itabira (MG), a escritora e artista plástica reside em Mariana há 14 anos. É formada em Letras pela UFOP, especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação; mestre em Literatura pela UFV.

Diretora Cultural da Aldrava Letras e Artes; membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; da Academia Feminina Mineira de Letras, da Academia de Letras e Artes de Portugal, Presidente fundadora da ALACIB – Mariana e da ABRAAI.

Idealizadora do Projeto Poesia Viva – a poesia bate à sua porta – vencedor do Prêmio VivaLeitura – MEC/MINC em 2009, que distribuiu 50.000 livros em diversas cidades mineiras. É autora de 15 livros.

Possui obras nos acervos do Museu de Arte Contemporânea Internacional do México; Galeria da Academia de Letras e Artes de Portugal; Asociación Internacional Ruiz Aznar (Espanha), Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa (Brasil) e Superior Tribunal de Justiça (Escola Nacional de Magistrados - DF).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário