CADERNO IPATINGA 2024

05 de dezembro, de 2016 | 10:37

Era uma vez um conto...

A escritora Patricia Françozo acaba de lançar Era uma vez... os caminhos percorridos pelo Conto: da tradição oral às adaptações televisivas. O e-book vai permitir aos interessados em teoria literária conhecer o panorama que originou e sustentou o gênero ao longo do tempo.

A autora estabeleceu pontes entre as técnicas utilizadas para escrever, o desenvolvimento da estrutura e o alcance do gênero que, adaptado para o teatro, a TV e outros suportes, é a principal matriz de narrativa em prosa para produções de curta duração.

Divulgação/F3 Comunicação
Patricia Françoso e a capa do seu e-bookPatricia Françoso e a capa do seu e-book
Patricia aborda os primórdios da oralidade e a estruturação do conto, costuradas com os conceitos de teóricos como Paul Zhumtor (tipos de oralidade), Jerome Bruner (mimética, constituintes gramaticais e dramatismo), Wladmir Prop (funções), entre outros.

E mostra o contexto de como se deu o nascimento das obras clássicas de escritores como Charles Perrault (Chapeuzinho Vermelho, Pequeno Polegar, A Bela Adormecida do Bosque, Cinderela, Gato de Botas, Barba Azul), irmãos Grimm (os 85 textos de Contos da Criança e do Lar).

Entre os recursos didatizados destaca-se o que a autora chamou "Problema" ou “Conflito”, que impulsiona a narrativa do conto, explicitado por Jerome Bruner. Para dar sustentação à essa estrutura, os textos A Caçada de Lygia Fagundes Telles e O Besouro e a Rosa de Mário de Andrade são usados como referência dessa estratégia.

Segundo a autora, o choque de significados alternativos, distante de realidades estabelecidas, é capaz de promover a ação no texto que tem uma história central. Oportunamente, ela explicita questões técnicas do narrátologo russo Wladmir Prop (personagens e suas funções) e Greimas (criação situacional).

Outro nome presente no livro é o do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, célebre pelos seus contos sombrios, que neste livro é registrado como teórico e é citado ensinando a importância da verossimilhança, habilidade, por muitas vezes, escassa em muitas produções atuais.

Todo esse painel montado pela escritora dá ao leitor o arcabouço e a vestimenta do gênero cuja informação vai se avolumando conforme se desenvolve a leitura de Era uma vez. Um capítulo é dedicado à transmutação da oralidade para as adaptações para a TV, veículo que é o grande mediador contemporâneo.

Afinal, o e-book resultou de parte de sua dissertação de mestrado, que tinha como pesquisa a Transmutação do Literário ao Televisual em Contos da Meia Noite: preservação da oralidade narrativa em contos da Meia Noite, uma série televisiva da TV Cultura de São Paulo que, de tempos em tempos, é reapresentada pela emissora paulistana.

O conto é a estrutura-padrão da oralidade e da contemporânea “contação” de histórias, uma das atividades culturais que se espalharam em equipamentos públicos.

Lendo Era uma vez, o gênero pode ser compreendido com mais profundidade, especialmente quando a autora reafirma que as narrativas são um meio para facilitar a troca e a manutenção do convívio e dos vínculos sociais.

“Neste sentido, a figura do narrador é primordial, cumpre o papel do sábio, o que detém o conhecimento e as virtudes morais para consolar, ensinar e prestar auxílio”, diz Patricia, que registra que a voz foi transposta para o livro a partir do século XVII. Antes da prensa de tipos móveis, as histórias eram passadas entre as gerações só pela forma oral.

A autora
Paulistana, de 44 anos, Patricia Françozo é mestre em comunicação e atua na área cultural. Foi mediadora do programa Leituras do Cotidiano da Biblioteca de São Paulo (BSP), onde também ministrou cursos livres de literatura, escrita e comunicação (estímulo à leitura, criatividade e produção textual).

Está finalizando seu primeiro livro de ficção: Lagoa dos Justos, obra que reúne treze contos. Patricia se dedica também às crônicas, publicadas no blog Letras e Impressões.

SERVIÇO:
Livro: E-book Era uma vez… os caminhos percorridos pelo conto: da tradição oral às adaptações televisivas
Autora: Patricia Françozo
Valor: R$ 5,99 - Disponível na Amazon
Blog da autora: http://letrasimpressoes.blogspot.com.br/
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário