02 de dezembro, de 2016 | 17:09

Projeto Mapa da Mina apresenta resultados oficiais em Ipatinga

30% das nascentes em todo o território do município de Ipatinga estão localizados em áreas degradadas ambientalmente.

Wôlmer Ezequiel
Parceira entre PMI, Ministério Público e Instituto Interagir identificou cerca de 550 nascentes Parceira entre PMI, Ministério Público e Instituto Interagir identificou cerca de 550 nascentes


Cerca de 550 nascentes foram identificadas em todo o território do município de Ipatinga. Deste total, aproximadamente 30% estão localizados em áreas degradadas ambientalmente. Estes são alguns dos dados levantados pelos agentes que atuam no projeto Mapa da Mina, lançado em janeiro de 2015 com a finalidade de avaliar o potencial hídrico. A iniciativa é uma parceria que envolve Prefeitura de Ipatinga (PMI), Ministério Público e Instituto Interagir.

O resultado oficial da pesquisa realizada no Mapa da Mina será apresentado publicamente na próxima terça-feira (6), a partir das 9h, em audiência com a participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), do conselho da Área de Proteção Ambiental (APA-Ipanema), de entidades ambientalistas e moradores. O encontro será realizado no plenário da Câmara Municipal.

Quase dois anos após o início dos trabalhos de identificação e proteção das nascentes, os números são considerados “surpreendentes” pelos organizadores do projeto. Na fase inicial, a expectativa era alcançar pelo menos 300 fontes d’água nas áreas rural e urbana do município, mas o levantamento final é praticamente o dobro.

O Mapa da Mina propõe catalogar, estudar, proteger e recuperar o manancial hídrico existente em Ipatinga. Durante os levantamentos, as equipes do projeto utilizaram aparelhos GPS, fotografias e relatórios. Todos os dados servem de base para a produção de um mapa hidrográfico atualizado da região, incluindo ações estratégias previstas para incentivar a proteção dessas nascentes e o monitoramento das áreas identificadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wanilde França da Silva

12 de outubro, 2022 | 09:58

“para proceder com uma medida compensatoria do meio ambiente em uma determinada propriedade
teria q ser indicada por voces a duas nascentes;como conseguir falar e ter esse retorno”

Marcio

02 de dezembro, 2016 | 18:41

“Olá procurei esse pessoal do mapa mina e expliquei a situação da nossa nascente no bairro limoeiro eles nem se quer veio nos atender quem devo procurar? se alguém souber q me indique obrigado.”

Envie seu Comentário