29 de novembro, de 2016 | 07:00

Avião que transportava Chapecoense cai na Colômbia

Entre os cinco sobreviventes estão, jogadores, jornalista e uma comissária de bordo

Divulgação Cruz Vermelha Internacional
Avião caiu em local de difícil acesso perto da cidade de La Unión, a poucos minutos do local de destino, Medelim. Avião caiu em local de difícil acesso perto da cidade de La Unión, a poucos minutos do local de destino, Medelim.

O acidente do avião que transportava a delegação da Chapecoense na noite de segunda-feira (28) - hora local/madrugada de terça-feira no Brasil, deixou 71 mortos e seis feridos. O acidente aconteceu quando a aeronave se aproximava do aeroporto José María Córdova, na cidade de Medellín, na Colômbia.

O avião British Aerospace BAe 146 que transportava a delegação do clube, da companhia boliviana Lamia, tinha 77 pessoas a bordo, entre membros da equipe, jornalistas e tripulação. Os trabalhos de resgate foram encerrados às 16h, no horário local (19h em Brasília) de terça-feira.

O avião do acidente é um Avro Regional Jet 85, da companhia Lamia, venezuelana de origem que opera na Bolívia, que transportava a delegação da Chapecoense que se dirigia a Medellín, na Colômbia, para disputar nesta quarta-feira a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. A companhia frequentemente transporta equipes de futebol.

Quem eram os passageiros e tripulantes

Havia 77 pessoas a bordo, das quais, 72 passageiros e 9 tripulantes: 45 eram da delegação da Chapecoense, que disputariam a final da Copa Sul-Americana, 20 eram jornalistas e três, convidados. Segundo informações oficiais da Aeronáutica colombiana, ao menos seis pessoas foram resgatadas com vida até o momento, de acordo com as autoridades da Aeronáutica colombianas. Ao todo, 71 pessoas morreram.

Local
O acidente aconteceu nas imediações de uma montanha chamada El Gordo, na jurisdição do município de La Unión, no departamento de Antioquia (noroeste da Colômbia). O local é próximo do aeroporto José María Córdova de Medellín, situado no município vizinho de Rionegro.

O percurso do time

A equipe da Chapecoense saiu do Brasil pelo aeroporto de Guarulhos às 15h15 em um voo comum da Boliviana de Aviación rumo a Santa Cruz de La Sierra. De lá, embarcou no voo da Lamia para Medellín. A ideia inicial era que a equipe embarcaria direto no voo da Lamia de Guarulhos para a Colômbia, mas a operação não foi permitida pela Anac, a agência responsável brasileira, porque "o acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea, não prevê operações como a solicitada", informou por nota a ANAC.
Aeronave com 81 pessoas  (72 passageiros e nove tripulantes) caiu perto da cidade  La UniónAeronave com 81 pessoas (72 passageiros e nove tripulantes) caiu perto da cidade La Unión


Mais:
Ex-atacante do Ipatinga entre as vítimas da tragédia na Colômbia


As causas do acidente estão sendo investigadas

De acordo com a conta de Twitter ligada ao aeroporto de Medellín, a tripulação do Avro Regional Jet 85 se comunicou com a torre por volta das 22h (horário da Colômbia) reportando falhas elétricas. Um áudio relevado nesta quarta-feira mostra que o piloto também mencionou que estava sem combustível. No caminho do voo, foi reportado mau tempo. Colômbia já localizou as duas caixas-pretas do local e as está analisando.

Autonomia do avião

Outros aspectos estão sendo levantados por especialistas da área. Segundo a consultoria alemã para dados de acidentes aéreos JACDEC, a distância entre os aeroportos de Santa Cruz de la Sierra e Olaya Herrera, em Medellín, é de 2.975 quilômetros, e até o aeroporto internacional de Medellín é de 2.965 quilômetros. O alcance oficial máximo de uma aeronave Avro RJ85, como a da Lamia, é de 2.965 quilômetros, ou seja, bastante justo para essa viagem. Para distâncias maiores, a aeronave precisaria necessariamente reabastecer. (Com informações de El País)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário