28 de novembro, de 2016 | 10:04

Parque de Histórias em Belo Oriente

Educação patrimonial e formação do imaginário com a artista Flora Manga

Rodrigo Ávila e Ricardo Alves
Flora Manga conta histórias em escolas e espaços públicosFlora Manga conta histórias em escolas e espaços públicos
Fortalecer as relações de cidadania e despertar o imaginário cultural do povo de Belo Oriente com histórias universais e populares. Assim, o Projeto Parque de Histórias, patrocinado pela Cenibra, quer despertar a atenção das pessoas para o uso e preservação do patrimônio público.

Criado pela artista e contadora de histórias Raquel Vieira - a Flora Manga - e financiado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto busca despertar nas pessoas o reconhecimento dos espaços públicos como locais de pertencimento e formação dos laços socioculturais.

Com essa função de educação patrimonial, algumas das sessões de contação de histórias ocorrerão no Parque Multifuncional construído e mantido pela Cenibra em Cachoeira Escura, em parceria com a Prefeitura.

Rodrigo Ávila e Ricardo Alves
Raquel Vieira interpreta Flora MangaRaquel Vieira interpreta Flora Manga
O local é um complexo de lazer e de cultura aberto para o público. O projeto irá chamar a atenção para esse maravilhoso espaço e atrair as pessoas para usá-lo de forma mais sistemática e frequente.

Além de contação de histórias em espaços públicos e territórios educativos, o projeto conta ainda com oficinas de contação de histórias e educação patrimonial para educadores e a publicação de um livro infantil com distribuição gratuita entre as escolas da cidade e região.

Nesse primeiro momento estão disponíveis para o público a contação de três histórias. A Odisseia é um clássico da literatura universal, escrito pelo grego Homero, que narra as fantásticas aventuras de Odisseus - ou Ulisses - retornando para casa após a guerra de Tróia.

Issum Boshi, também conhecido como o pequeno polegar japonês, é a história de um menino que nasce do tamanho de um dedo polegar e tem o sonho de tornar-se um grande herói.

Pedro Malasartes e o rapto da Princesa Isabel faz uma releitura de um dos mais famosos personagens folclóricos do Brasil, usando toda sua esperteza para resolver problemas aparentemente insolúveis a época do Brasil Império, aqui transformado num reino de Contos de Fadas.

Rodrigo Ávila e Ricardo Alves
Flora Manga é o nome artístico da contadora de histórias Raquel Vieira, licenciada em Educação Física pela UFMG, com ênfase em educação infantil, contorcionista, capoeirista e atriz.

Ela utiliza a técnica da história aberta, com objetos do cotidiano que ganham novos significados no decorrer da narrativa, estimulando a imaginação e garantindo uma interação constante com o público. Desde 2012 idealiza e executa projetos de educação patrimonial por meio da contação de histórias em espaços públicos na região do Vale do Aço.

Raquel Vieira levará o projeto Parque de Histórias a todas as escolas de Belo Oriente até julho de 2017. Nesta terça-feira (29), às 9h e 13h, na Escola Estadual Tancredo Neves, será apresentada a história “A Odisseia”, de Homero. Na quinta-feira (1/12), às 9h e 13h, na Escola Lua de Cristal, a história "Issum Boshi, o Pequeno Polegar Japonês". E no sábado (3), no Salão Paroquial de Cachoeira Escura, "Um conto de Natal, de Charles Dickens"

Os espetáculos e oficinas são gratuitos e precisam de agendamento e inscrições prévias. Inscrições, agendamentos de escolas, instituições ou entidades podem ser feitos pelo site www.parquedehistorias.com.br e pelo telefone/whatsapp (31) 98711-0706.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário