26 de novembro, de 2016 | 10:16

Expominas recebe 27ª Feira Nacional de Artesanato

Evento tem apoio do Sistema FIEMG e terá atrações como a Escola Móvel, Cozinha Brasil e Circuito Saúde do Sesi

Divulgação
Produtos artesanais de todo o Estado mineiro estarão expostos na FeiraProdutos artesanais de todo o Estado mineiro estarão expostos na Feira
O Sistema FIEMG é parceiro da 27ª Feira Nacional de Artesanato, que vai receber cerca de 7 mil expositores de várias partes do país no Expominas, em Belo Horizonte, de 6 a 11 de dezembro. Considerado o maior do segmento na América Latina, o evento deverá atrair 180 mil visitantes. Assim como nas últimas edições, a organização estima promover um volume de negócios de aproximadamente R$ 90 milhões. Com o Natal como tema principal, a feira mostrará um pouco da história e costumes dessa comemoração pelo mundo.

No Grande Pavilhão do Expominas, o público terá acesso a 1.200 estandes com produtos feitos de madeira, ferro, cerâmica, pedra-sabão, sementes e fibras naturais, entre outros materiais. O visitante encontrará produtos de vários segmentos da economia criativa, desde aqueles já esperados em uma feira de artesanato, como bijuterias, bolsas, calçados e acessórios, até itens como massas, doces, bebidas, temperos e especiarias artesanais, chás orgânicos e bio-joias.

Divulgação
Com preços para todos os bolsos, estarão expostos os tradicionais bordados do Nordeste, as belas, práticas e cobiçadas peças em pedra sabão, típicas do artesanato mineiro, objetos característicos da arte indígena e produtos feitos a partir de resíduos da indústria. Expositores de países como Turquia, Paquistão, Índia, África do Sul, Quênia, Japão, Senegal e Bolívia também marcarão presença na 27ª FNA.

Em clima natalino, as crianças que forem ao evento poderão visitar a oficina do Papai Noel e acompanhar a restauração de brinquedos que serão doados às crianças de instituições carentes de Belo Horizonte e região metropolitana. A garotada também poderá se distrair no Espaço Criança, que será montado no Grande Pavilhão do Expominas.

No local, monitores farão atividades recreativas com as crianças. Para completar a programação, o Sesi leva ainda para o evento importantes iniciativas, como os projetos Circuito Saúde, A Indústria Começa Aqui, Cozinha
Brasil e Escola Móvel. Além disso, a feira conta com um incentivo especial para os visitantes do interior. Para grupos de mais de 15 pessoas que fizerem a sua inscrição antecipada, o valor cobrado pelo preço do ingresso será de 50%.

A Feira
A 27ª FNA é uma realização do Sistema Fiemg, por meio do Sesi e do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), apoiada pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e com patrocínio do Banco do Brasil, Cemig e Governo de Minas.
O evento recebe, também, o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC), da JCHEBLY, SouBH, Abexa, Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Atividades especiais para o público
Entre os dias 7 e 11 de dezembro, a 27ª FNA terá 107 oficinas direcionadas aos interessados no aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas artesanais. Nelas, o participante produzirá peças a partir de materiais como raízes, sementes, linhas, tecido, papel, biscuit e recicláveis. Os interessados poderão se inscrever no próprio local. Mais informações e cronograma das atividades estão disponíveis em feiranacionaldeartesanato.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário