CADERNO IPATINGA 2024

24 de novembro, de 2016 | 13:50

Prefeitura de Dom Cavati derruba estátua de Castello Branco

Um dos articuladores do golpe, Castello foi o primeiro presidente da ditadura militar instalada em 1964

Divulgação
Estátua do ex-presidente Castelo Branco é derrubada em ato público  Estátua do ex-presidente Castelo Branco é derrubada em ato público


A Ditadura Civil-Militar ainda está viva entre nós. Ruas, avenidas, prédios, praças e monumentos pelo Brasil afora foram batizados em homenagem a torturadores e ativos participantes do Golpe de 64. Não se trata de querer tentar apagar da memória os arbítrios de um dos períodos mais negros da história do Brasil, mas tais honrarias hoje representam uma afronta à sociedade.

Nesta quarta-feira (23), em Dom Cavati, que pertence ao Colar Metropolitano do Vale do Aço, ao som do Hino Nacional Brasileiro e fogos de artifícios, a Prefeitura Municipal promoveu um ato público de cancelamento de homenagem e ao mesmo tempo, retirou, da Praça da Igreja Católica, a estátua do ex-presidente Marechal Humberto Alencar Castello Branco. Castelo foi um dos articuladores e primeiro presidente da ditadura instaurada pelo golpe civil militar de 1964.

O prefeito Pedro Euzébio, e o secretário executivo da Associação dos Municípios do Desenvolvimento Integrado - AMDI, Fabrício de Assis, além de outras lideranças políticas e sociais, acompanharam de perto a retirada do monumento. Foi usada uma retroescavadeira para deitar o monumento que homenageava um torturador.


Outros casos

Pelo Brasil existem dezenas de exemplos de que a Ditadura Civil-Militar que grassou no Brasil durante 21 anos ainda não acabou. A tal transferência de poder “lenta, gradual e segura” das mãos dos militares para as mãos de civis, simbolizada pela inusitada posse de José Sarney à presidência da Republica em 1985, na verdade representou a continuidade no poder daqueles que derrubaram o governo de João Goulart em 1964. E um dos exemplos que ilustram essa continuidade são as homenagens prestadas pelo Estado “democrático” que batiza ruas, praças, prédios e outros monumentos com os nomes de notórios golpistas e torturadores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Pereira da Silva

28 de dezembro, 2016 | 22:38

“Não é nada bonito destruir um monumento, mesmo que ele represente uma afronta à consciência da sociedade em algum momento.

No entanto, é lamentável que haja quem defenda o que foi a mais desastrada administração pública brasileira, que foi a ditadura militar.

Eu vivi aquele momento e sofri as consequências da violência contra o cidadão e o total desrespeito à pessoa humana, considerando bom apenas o que apoiava o regime do governo.”

I.f.s

24 de novembro, 2016 | 19:42

“Qualquer partido que o prefeito representar ,ele deve estar pouco informado da história do país. E a ditadura não passou pelo momento que vivemos de aprovação de leis contra aberrações, lambanças, roubalheiras, extravios, a verdadeira corrupção que enterram todas Prefeituras, sem falar nos governos estaduais e no âmbito federal. O regime militar havia muita ordem sim respeito pessoais e a nação. Hoje a sujeira assola nosso país por todos quatros cantos.”

Gustavo Napa

24 de novembro, 2016 | 19:17

“Devia ter vergonha esse prefeito, cara só pq não gosta de algo arranca uma estátua? Quantos mandatos se passaram? Esse tipo de coisa é MT paia affs... E vcs desse jornal tbm em "um dos períodos mais negros da história do Brasil" tomem vergonha eu agradeço todo dia que graças a esses caras meu país não virou Cuba...”

Leonardo

24 de novembro, 2016 | 19:09

“Golpe militar? Vcs estão precisando estudar em, foram os próprios parlamentares q entregaram o governo para os militares pro Brasil não virar uma cuba. Pelo menos fala a verdade quando for postar uma notícia.”

Gildázio Garcia Vitor

24 de novembro, 2016 | 16:54

“Qual mensagem a Prefeitura deseja passar para a sociedade? Que devemos esquecer e enterrar os ditadores? Em um país de tão pouca memória como o nosso, onde temos grupos organizados pedindo a volta dos militares, essas atitudes podem ser um tiro no pé.”

Carlos

24 de novembro, 2016 | 15:50

“vai lá ver se o prefeito num é do PT, agora vão construir uma estatua do Che Guevara ou Fidel Castro.”

Envie seu Comentário