23 de novembro, de 2016 | 14:25

Unidades prisionais de Minas Gerais recebem 50 ambulâncias

Manoel Marques/Imprensa MG


O governador Fernando Pimentel participou, nesta quarta-feira, no Palácio Tiradentes, Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, da cerimônia de entrega de 50 novas ambulâncias à Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), aumentando a frota atual em mais de 50%. Os veículos serão usados para atender às demandas dos núcleos de saúde de unidades prisionais de 34 municípios, no nível da atenção básica. O investimento do governo de Minas Gerais é de R$ 4,2 milhões, por meio do Fundo Estadual de Saúde.

Em seu pronunciamento, o governador destacou que a iniciativa compõe um conjunto de ações para melhorar o Sistema Prisional e dar mais segurança à população do Estado. “O detento bem atendido é fator de segurança, porque evita motins e rebeliões. Quem é do Sistema (Prisional), e muitos aqui são, sabe do que eu estou falando. Cuidar disso, para nós, é fundamental. É dar segurança também ao agente prisional na realização da atividade dele. Eu fico muito feliz por fazer essa entrega”, afirmou.

A Seap é responsável por administrar 184 unidades prisionais em Minas Gerais que, somadas, contam com 92 ambulâncias. Com a entrega das 50 unidades nesta quarta-feira, o número passa para 142 veículos e 134 unidades atendidas. Ao todo, serão contempladas 20 unidades prisionais de 17 municípios com 20 ambulâncias de grande porte. As outras 30 serão distribuídas entre 30 unidades de 24 municípios.

Os critérios utilizados pela secretaria para a distribuição dos veículos levam em conta o número de escoltas de saúde realizadas pelas unidades prisionais; o número de privados de liberdade por unidade contemplada; e os municípios sedes das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).

O secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowiski, citou que essa ação faz parte do sonho de humanização do sistema. “Que os diretores do sistema prisional saibam aplicar, acima de tudo com sabedoria, ética, cidadania, com justiça e com bom senso na utilização dessas ambulâncias, ajudando na concretização dos nossos sonhos de um sistema prisional mais humano e digno, tanto para os internos quanto para os funcionários. E, sobretudo, a valorização dos seus funcionários, com reconhecimento do trabalho desenvolvido”.

Participaram da solenidade também os secretários de Estado Odair Cunha (Governo), Sérgio Menezes (Segurança Pública), Murilo Valadares (Transportes e Obras Públicas), Ronaldo Manassés (da pasta Executiva do Fórum Regional Metropolitano), o secretário em exercício na pasta da Saúde, Nalton Sebastião da Cruz. Estiveram presentes ainda o chefe da Polícia Civil, delegado-geral João Octacílio Silva Neto, o coronel BM Sebastião Carlos Reis, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel PM William Soares Sobrinho, representando o comandante-geral da Polícia Militar, o defensor público Alexandre Tavares, representando a Defensora Pública Geral do Estado, além de deputados estaduais, servidores da Seap e lideranças da área de segurança pública.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário