23 de novembro, de 2016 | 09:00

Incêndio provoca morte de freira em convento em BH

Freira morreu quando fogo atingiu dormitórios na madrugada desta quarta-feira

Anderson Veloso/Divulgação
Estima-se que 50 pessoas estavam nos dormitórios quando o incêndio ocorreu em ala de convento Estima-se que 50 pessoas estavam nos dormitórios quando o incêndio ocorreu em ala de convento

Uma freira de 85 anos foi vítima de um incêndio que atingiu os dormitórios do Convento São Francisco na madrugada desta quarta-feira (23) no bairro Caiçara, em Belo Horizonte.

O convento fica na Avenida Carlos Luz, perto do Centro Universitário Newton Paiva, e pertence à rede Clarissas Franciscanas. Segundo funcionários do local, o imóvel tem quase 100 anos de construção.

Os bombeiros foram chamados às 5h10 e os militares do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, que atendem a região, chegaram rapidamente ao local. “As chamas iniciaram no anexo dos dormitórios, tomaram todo o anexo. Houve um fenômeno conhecido como 'flash over', quando há ignição espontânea e as chamas tomam toda a área”, explica a aspirante Ingrid Annie Madureira Figueiredo, que coordenou a ação juntamente com o tenente Túlio.

Segundo ela, uma equipe dos bombeiros ficou responsável por confinar o incêndio no anexo, ao mesmo tempo em que verificava se havia vítimas. Outra equipe evacuou o anexo hospitalar com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de uma equipe da Unimed, já que algumas irmãs sobrevivem com o uso de respiradores.

“Infelizmente, localizamos uma vítima no anexo dos dormitórios. A informação que temos é de que é a senhora Valéria Carvalho, irmã de aproximadamente 80 anos", afirma a aspirante Ingrid. Os documentos da vítima, que foi carbonizada, não foram localizados. Segundo informações do local, Valéria tinha dificuldades de audição. Pelo menos 50 pessoas dormiam no anexo no momento do incêndio. Duas precisaram ser socorridas pelo Samu e uma na ambulância do hospital particular, nenhuma em estado grave.

O anexo tem dois andares e o fogo danificou principalmente o andar superior. Por volta das 7h30, as chamas já haviam sido debeladas e os bombeiros trabalhavam no rescaldo. Ao todo, 23 militares da corporação atuaram no local, com o apoio da Polícia Militar e das equipes de resgate.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. “A perícia foi acionada e (o motivo) será foco de investigações posteriores”, diz a tenente Ingrid. O pavimento incendiado foi isolado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário