23 de novembro, de 2016 | 09:07

Gramado, a cidade do “Natal Luz”

31ª edição do evento movimenta a Serra Gaúcha e encanta os visitantes

Cleiton Thiele/Serra Press
Um simpático vovô acende a sua árvore de Natal e imediatamente toda a cidade se ilumina e começa a nevarUm simpático vovô acende a sua árvore de Natal e imediatamente toda a cidade se ilumina e começa a nevar
O ano de 2016 caminha para o fim. Chega o tempo de Natal e de se preparar para o novo ano. E que esperamos que seja mesmo um Feliz Ano Novo. Porque é preciso celebrar a esperança e planejar a renovação da alegria, não se deixar levar pelo pessimismo e acreditar que tudo poderá ser melhor.

Final de ano também é tempo de férias, de descansar e esquecer por alguns dias a correria e o estresse do dia-a-dia. Se você pensa em repor as energias, uma boa ideia é refugiar-se na serra gaúcha e, de quebra, ver de perto o Natal Luz de Gramado.

E vai uma dica, você não precisa hospedar-se em Gramado, pode optar por qualquer uma das cidades vizinhas e, durante o dia e parte da noite, desfrutar do encanto que o evento oferece.

Cleiton Thiele/Serra Press
Auxiliada pelo Senhor do Tempo, uma menina resgata o Natal vivido por seus pais quando criançasAuxiliada pelo Senhor do Tempo, uma menina resgata o Natal vivido por seus pais quando crianças
O “Natal Luz” vai até 15 de janeiro, oferecendo mais de 300 atrações entre desfiles, paradas, concertos, espetáculos teatrais e muita música, tudo agrupado sob o tema Natal.

A primeira edição do “Natal Luz” foi há 31 anos, quando a administração de Gramado, no Rio Grande do Sul, tentava incrementar o turismo também na época do verão, pois a cidade, que faz parte do circuito Serras Gaúchas, já atraía a atenção apenas durante o inverno.

Começaram enfeitando os telhados com luzes e estendendo os enfeites para a Avenida Borges de Medeiros. Mas isso não bastaria, e resolveram sonorizar a rua e produzir espetáculos que lembrassem o Natal. O resultado foi tão bom que desde então a festa acontece todos os anos.

Cleiton Thiele/Serra Press
O “Natal Pelo Mundo” é um show de cores e música no qual o cenário muda de ambiente, num piscar de olhosO “Natal Pelo Mundo” é um show de cores e música no qual o cenário muda de ambiente, num piscar de olhos
Tudo começa com o acendimento das luzes, às 20h30, quando um simpático vovô acende a sua árvore de Natal em frente ao Palácio dos Festivais. Logo todas as luzes do centro da cidade de acendem, provocando um sentimento de encanto e magia. Além do colorido das luzes, também tem a neve.

O personagem destaque do Desfile de Natal neste ano é o Senhor do Tempo, que ajudará uma menina a relembrar o Natal vivido por seus pais quando crianças. A atração termina com a chegada de Papai Noel.

O espetáculo “Natal Pelo Mundo” conta com um magnífico cenário e muitos recursos tecnológicos que ajudarão a mostrar como a data é comemorada pelo mundo. A Parada de Natal reúne os personagens que fazem o “Natal Luz” num desfile que percorre as ruas centrais de Gramado. Literalmente a cidade para diante do espetáculo oferecido através da música e cores.

Cleiton Thiele/Serra Press
Em Gramado, o visitante é recebido por Papai Noel em sua residência, na Vila de NatalEm Gramado, o visitante é recebido por Papai Noel em sua residência, na Vila de Natal
No Lago “Joaquina Bier” é encenada a peça “Eu Sou Maria”, com um elenco de 200 atores, atrizes, cantores, sopranos, tenores, orquestra e bailarinos, relembrando o nascimento de Jesus.

No centro de Gramado acontece a tradicional exposição de renas, as ajudantes do Papai Noel. Artistas locais fazem a sua arte no corpo das renas que são montadas em seu tamanho natural.

Na tradicional Vila de Natal, o Papai Noel quem recebe os visitantes. A criançada se deixa levar pela magia do ambiente e contagia os adultos. E ninguém resiste ao encanto do faxineiro Fritz, que encontra uma velha mala e dentro dela um misterioso chapéu vermelho. Como essa história acaba? Tem que ir conferir o “Natal Luz”.

Cleiton Thiele/Serra Press
As luzes predominam em Gramado. A decoração é inteiramente voltada ao Natal, com beleza e magiaAs luzes predominam em Gramado. A decoração é inteiramente voltada ao Natal, com beleza e magia
Para quem decidir viajar a Gramado, a melhor maneira é seguir o roteiro informativo dos shows e locais onde eles acontecem. Mas as ruas do centro da cidade já são um espetáculo a céu aberto, com sua decoração. Muitos dos pratos da culinária são inspirados na cozinha alemã e italiana. E tem ainda o famoso chocolate de Gramado.

Além do artesanato produzido por artistas locais, Gramado oferece uma infinidade de lojas com artigos de Natal, como enfeites e souvenires. Não deixe de visitar as lojas que vendem relógios cucos e carrilhões, na Avenida Borges de Medeiros.

Faça as malas, programe a sua viagem e vá curtir o Natal em Gramado, e você vai se encantar. Procure a sua agência de viagens favorita. Em Ipatinga, procure O Giro Turismo e Viagens, na rua Tiradentes, bairro Cidade Nobre.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário