22 de novembro, de 2016 | 18:22
Decisão
A decisão da Copa do Brasil, entre Atlético e Grêmio, começa nesta noite, no Mineirão, envolvendo diferentes escolas do futebol brasileiro. De um lado, o Grêmio, comandado por Renato Gaúcho, que terá todos os titulares em campo, e deve atuar mais precavido, por jogar como visitante.Assim, vai tentar levar um bom resultado aqui de Minas Gerais para aumentar as suas chances de conquista na segunda partida. A tática gremista será surpreender em jogadas de contra-ataque.
Pelo lado do Atlético, Marcelo Oliveira terá de decidir o substituto de Luan, novamente contundido. Pode manter três atacantes ou ainda optar por outra configuração, observando a importância de buscar gols.
Às vezes o treinador atleticano abusa ao inventar esquemas estapafúrdios, demora a ajustar o esquema tático às circunstâncias do jogo, hesita em fazer modificações quando um atleta está destoando do conjunto. Ele tem à disposição um grande time, mas não conquistou nenhum título nesta temporada, pagando por seus próprios erros.
No Campeonato Brasileiro, perdeu pontos importantes diante de equipes da zona do rebaixamento, sempre em razão de mudanças que deram errado na equipe.
O Atlético não tem jogado bem fora de casa, por isso vai precisar de uma atuação mais consistente para evitar um resultado negativo no Mineirão. Caso isso ocorra, dificilmente conseguirá reverter a situação no Sul.
Nenhuma das duas equipes se destaca por um futebol vistoso. Com uma defesa instável, o Galo tem feito a alegria dos atacantes adversários. Erazo e Gabriel cedem espaços e ainda são sobrecarregados pela falta de marcação do meio-campo. Com Leandro Donizete, o time deve ser mais firme na contenção, ponto importante logo mais, haja vista que o time gaúcho adota uma pegada mais forte, bem ao estilo do futebol do sul do país.
Não há outro resultado que não seja a vitória que o Galo tem que buscar hoje, e se possível com uma boa margem para ter mais tranquilidade na Arena do Grêmio. Não vejo como tranquila a conquista do título pelo Atlético, devido à inconstância da equipe.
Mas decisão é como em clássicos. O fato é que a Copa do Brasil virou a salvação da lavoura para os dois candidatos, por levará o clube direto à Libertadores. E o Atlético entra com a maior cota de responsabilidade nesse desafio.
COMANDANTE
A diretoria do Social começou a se movimentar para a disputa do Campeonato Mineiro do Módulo II em 2017. O acerto com o técnico Gian Rodrigues é o primeiro passo para a formação do grupo que tentará reconduzir o Saci à elite estadual.
Já em Ipatinga, Novo Esporte e Ipatinga ainda não emitiram nenhum sinal sobre a possibilidade de disputar competições na próxima temporada.
DOPING
O Comitê Olímpico Internacional continua eliminando atletas que usaram substâncias proibidas nas Olimpíadas de Londres. As amostras congeladas para análise este ano podem revelar novas substâncias. E assim, quem tirou proveito de recursos extras pode perder as medalhas e ainda sofrer punições.
Cristina Lovu, da Moldávia, perdeu o bronze no levantamento de peso. A armena Hrispsime Khurshudyam também teve sua medalha confiscada.
Mais uma vez, atletas da Rússia apareceram na lista do Comitê Olímpico: Alexandr Ivanov, medalha de prata no levantamento de peso, e Nataliya Zabolotnaya, também halterofilista.
Com estas punições e cassação das medalhas, fica comprovado que os russos sempre se valeram de um sofisticado esquema de dopagem, conforme já provado por próprios médicos e atletas daquele país, que foram punidos exemplarmente. Por isso, sua delegação foi insignificante no Rio.
O Comitê Olímpico garante que continuará a agir no sentido de tornar a próxima Olimpíada, no Japão, a mais limpa de toda a história, redobrando as exigências e vigilância da equipe que cuida da detecção de doping.
LEMBRANÇAS
Dos irmãos Luzinho e Ismail, que tiveram uma história muito bonita e de sucesso no futebol da cidade.
Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











