21 de novembro, de 2016 | 11:57

Plano Municipal da Cultura

Ativistas do setor definem 45 metas para os próximos 10 anos

Secom/PMI
Minuta do PMCI começou a ser construída em outubro, por comissão paritária de representantes da PMI e dos Conselhos MunicipaisMinuta do PMCI começou a ser construída em outubro, por comissão paritária de representantes da PMI e dos Conselhos Municipais
A redação final do Plano Municipal de Cultura de Ipatinga (PMCI) foi aprovada no último sábado (19), no 6º Seminário Cultural realizado no auditório Maurício Andrade Guerra, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi).

O documento contém 45 metas para serem executadas no município durante os próximos 10 anos, e seguirá para apreciação do Legislativo Municipal nos próximos dias.

Wenderson Godoi, que preside o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ipatinga, diz que “é um momento histórico para a cultura em Ipatinga. O documento surgiu de um longo processo de debates com a classe artística, representantes das comunidades e poder público.

Secom/PMI
PMCI defini metas e propostas para o desenvolvimento da cultura de Ipatinga nos próximos 10 anosPMCI defini metas e propostas para o desenvolvimento da cultura de Ipatinga nos próximos 10 anos
Assim garantimos avanços para uma gestão cultural plena, o desenvolvimento das artes e o fortalecimento das expressões culturais, educação, produção e difusão da cultura. O Plano Municipal de Cultura certamente vai representar a ampla diversidade da cultura da cidade”, afirma.

O Plano fixa metas a serem cumpridas até 2026 e é o principal instrumento de planejamento e execução para a gestão cultural. A previsão é que o documento seja revisado a cada dois anos.

A minuta do PMCI começou a ser construída em outubro, quando foi designada uma comissão técnica composta de forma paritária entre representantes do poder público municipal e dos Conselhos Municipal de Políticas Culturais e de Patrimônio Histórico e Artístico.

Secom/PMI
Wenderson Godoi, presidente do Conselho, diz que o plano contempla a diversidade culturalWenderson Godoi, presidente do Conselho, diz que o plano contempla a diversidade cultural
Neste período foram realizadas reuniões, plenárias, oficinas e consulta pública virtual para que a sociedade pudesse apresentar sugestões e propostas ao documento.

O pessoal da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga lembra que a redação do PMCI inclui as diretrizes definidas em conferências municipais realizadas desde 2005, nos encontros regionais preparatórios das conferências de 2013 e 2015, mapeamento cultural de 2014 e fóruns setoriais da dança, teatro, música e literatura.

Além disso, o Plano de Cultura Ipatinga (1999), que usou recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o Plano de Políticas Culturais de Ipatinga (2002), foram usados na construção do novo documento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário