19 de novembro, de 2016 | 11:29

Os 30 anos da Nova República

Ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira, criador do “Zé Gotinha”, analisa as três últimas décadas da política brasileira

Nesta segunda-feira (21), o ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira, que ocupou a pasta da Saúde no governo de José Sarney, entre 1987 e 1989, lançará oficialmente seu novo livro: “30 Anos da Nova República”.

A obra retrata o período que vai do fim da ditadura militar e eleição do primeiro presidente civil (Tancredo Neves, eleito pelo Colégio Eleitoral), em 1985, ao início do governo Michel Temer.

Divulgação
O médico Luiz Carlos Borges da Silveira e a capa do seu livroO médico Luiz Carlos Borges da Silveira e a capa do seu livro
“Os trinta anos completaram-se em 2015, mas a narrativa foi prolongada em face do processo de impeachment de Dilma Roussef, instauração da Operação Lava Jato e cassação do presidente da Câmara Federal, o deputado Eduardo Cunha. A ampliação foi necessária para não ocorrer um vácuo no conteúdo histórico”, explica Borges da Silveira.

O livro enfoca a transição do período ditatorial para a redemocratização, com a transferência do poder aos civis e todos os acontecimentos que se seguiram.

O período foi muito importante, com avanços relevantes e fatos positivos, como a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, reformulação de políticas públicas, combate à inflação, reequilíbrio da economia e estabilização da moeda, principalmente com o sucesso do Plano Real.

“Infelizmente, também ocorreram episódios negativos durante este período, entre os quais dois presidentes afastados por irregularidades e dois grandes escândalos de corrupção, o Mensalão e o Petrolão. Também ocorreram algumas crises econômicas e políticas, o que é, de certa forma, algo natural”, observa o autor.

Enfoque histórico
A obra tem um enfoque histórico nos acontecimentos que marcaram a vida brasileira nas últimas três décadas. “Serve para que as novas gerações tomem conhecimento dos fatos e as gerações anteriores os relembrem, uma vez que o brasileiro tem a tendência de não preservar a memória histórica ou desinteressar-se pelo assunto.

Acredito que este trabalho vai oferecer uma relevante contribuição, inclusive como obra de pesquisa”, diz.

Para Borges da Silveira, o trabalho pode contribuir de alguma forma para que os brasileiros reconquistem a vontade de participar politicamente, influindo nas decisões dos governantes. “Houve período de distanciamento, mas isso passou. Os protestos e manifestações em 2013 foram um bom sinal.

O efeito social e emocional da Operação Lava Jato será extremamente benéfico se a sociedade entender que o país pode ser passado a limpo e efetivamente colaborar no sentido de participar e ter voz ativa através da política, que é o caminho numa sociedade democrática”, afirma.

A obra “30 Anos da Nova República” baseia-se em registros oficiais, relatos da mídia, entrevistas e observações pessoais feitas pelo autor, que teve intensa participação política: foi deputado federal por três mandatos (inclusive deputado constituinte) e Ministro da Saúde.

Como ministro, Luiz Carlos Borges da Silveira foi responsável, por exemplo, pela criação do “Zé Gotinha”, da Rede de Hemocentros e das primeiras campanhas de combate ao fumo, entre elas a famosa frase “O Ministério da Saúde adverte: Fumar é prejudicial à saúde”.

O lançamento oficial do livro “30 Anos da Nova República” será realizado a partir das 18h desta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), na Praça Nossa Senhora de Salete (s/n), no bairro Centro Cívico, em Curitiba. Aos interessados em adquirir o livro, a obra também estará disponível nas principais livrarias do Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário