20 de novembro, de 2016 | 01:00
Procura-se por Gildásio das Graças Santos, o Tiriu
Ajudante de pedreiro é o procurado da semana do programa Viva Mais Vale
O programa Viva Mais Vale Foragidos divulga o nome do sétimo homem procurado por cometer crime contra a vida na Comarca de Ipatinga e que se encontra foragido. O programa paga uma recompensa de R$ 3 mil para quem tiver informações que levem a polícia a prender o ajudante de pedreiro Gildásio das Graças Santos, o Tiriu, de 28 anos. Ele é considerado foragido da Comarca de Ipatinga desde 9 de julho de 2015 e possui três mandados de prisão, pelos homicídios tentados contra Jeferson Viana da Silva e Sandra Helena Bispa, em 7 de julho de 2013, na rua Sanhaço, bairro Vila Celeste. O juiz da 1ª Vara Criminal de Ipatinga pronunciou o réu em 23 de março de 2015 e o processo aguarda recurso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a designação de Tribunal do Júri.Tiriu é considerado um criminoso de alta periculosidade. Embora tenha sido preso à época dos crimes, o acusado fugiu pouco tempo depois e desapareceu.
Gildásio também é considerado foragido pelo homicídio consumado de Darcy Guilherme da Silva, ocorrido na rua Graúnas, bairro Vale do Sol, em Ipatinga, em 3 de agosto de 2007, conforme processo que tramita na 1ª Vara Criminal e responde, também por porte ilegal de arma de fogo.
Crime
Consta no inquérito sobre o caso que, em 7 de julho de 2013, por volta das 00h20, na rua Sanhaço, Gildásio e outros dois homens (José Marques Pereira de Souza e Jeferson Filipe Alves de Oliveira, ambos denunciados pelo Ministério Público), tentaram matar Sandra Helena Bispa e Jéferson Viana da Silva. As vítimas estavam sentadas em frente a residência delas, quando os autores se aproximaram e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. A apuração indica que foram dados cerca de 40 tiros. Sandra Helena foi atingida na cabeça, peito e perna. Jéferson Viana, que estava na companhia de Sandra, refugiou-se a tempo dentro da casa e não foi atingido.
A apuração indicou que o crime foi motivado por disputas relacionadas ao tráfico de drogas ilícitas na região dos bairros Vila Celeste e Vale do Sol.
Programa
Lançado no dia 8 de outubro pelo Ministério Público, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) e Fadipa, o programa Viva Mais Vale, disponibilizou o telefone 31 98692 7010 para o repasse de informações e pagamento de recompensa, com recursos oriundos da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ipatinga, a fim de levar à Justiça acusados de dez crimes de homicídio ou tentativa de homicídio. O nome do denunciante não constará em nenhum processo e está assegurado o sigilo da informação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]