19 de novembro, de 2016 | 09:07

Interpol procura peças furtadas de igreja, em Ouro Preto

A pedido do MPMG, as buscas são realizadas para encontrar 15 peças roubadas da Igreja do Pilar

Divulgação/ MPMG
A Interpol possui fotografia de três peças, por enquantoA Interpol possui fotografia de três peças, por enquanto
A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) comunicou oficialmente ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a inserção de fotografias de três peças sacras furtadas da Matriz do Pilar de Ouro Preto, em 1973, na chamada “Lista de difusão branca”, que busca a localização de objetos de alto valor roubados, incluindo obras de arte. A partir de agora as peças passam a ser procuradas pelos 190 países membros da Interpol.

A solicitação da divulgação dos dados foi feita por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais. Também a pedido do MPMG, foram inseridas informações de peças furtadas em outros municípios mineiros: Campanha (24 bens); Oliveira (16 bens), Serro - Milho Verde e Serranos (um bem).

O furto

O crime ocorreu no dia 2 de setembro de 1973, ocasião em que 15 peças sacras foram levadas. À época, as investigações foram conduzidas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Belo Horizonte e, em 1978, houve proibição, pela censura federal, da divulgação de qualquer informação sobre o crime.

O furto é considerado um dos mais duros golpes no patrimônio cultural sacro de Minas Gerais, tendo em vista ter sido cometido dentro da Matriz de Ouro Preto, a principal Vila do Ouro do estado, com a subtração de objetos do início do século XVIII, de grande valor artístico e econômico.

O Ministério Público ainda não conseguiu fotografias de doze das peças furtadas, com resolução suficiente para serem divulgadas pela Interpol.

Perdas

A Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais estima que o estado já tenha perdido 60% dos seus bens sacros em razão de furtos, roubos e apropriações indevidas. “É preciso que o cidadão desperte sua atenção para o tema, pois esse patrimônio integra uma parcela importante da herança cultural dos mineiros e deve ser protegido e fruído por todos”, afirma o promotor de justiça Marcos Paulo de Souza Miranda.

Ainda segundo o promotor de Justiça, a subtração de peças sacras movimenta um comércio ilegal altamente rentável e o prejuízo para o patrimônio cultural é incalculável. O comércio clandestino de bens culturais só está atrás, em volume de dinheiro movimentado, do tráfico de drogas e de armas. As peças desaparecidas podem estar em qualquer lugar: antiquários, residências particulares, à venda em leilões e até mesmo pela internet.

Denúncia

Qualquer informação sobre o paradeiro de peças sacras furtadas pode ser encaminhada para a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais pelo e-mail [email protected], pelo telefone (31) 3250-4620 ou para o endereço rua Timbiras, 2.941, Barro Preto, CEP 30140-062, Belo Horizonte-MG.

(Com informações: MPMG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário