18 de novembro, de 2016 | 08:38

Plano Municipal de Cultura em debate

Organizado pela PMI, evento definirá diretrizes para o setor nos próximos 10 anos

Secom/PMI
Reuniões, oficinas e plenárias para o PMC acontecem desde outubroReuniões, oficinas e plenárias para o PMC acontecem desde outubro
Com o tema “Plano Municipal de Cultura”, a Prefeitura de Ipatinga promove o 6º Seminário de Cultura neste sábado (19), das 9h às 17h, no auditório Maurício Andrade Guerra, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), na rua Uberlândia, 331, Centro.

Serão debatidos no evento os temas ligados aos quatro eixos que compõem o Plano Municipal de Cultura de Ipatinga: Desenvolvimento Institucional e Participação Social, Infraestrutura Cultural, Patrimônio Cultural e Memória e Diversidade Cultural. O diretor da Diverso Consultoria, Cláudio Márcio Letro de Castro, ministrará palestra sobre o tema principal.

Uma minuta do PMC será apresentada para votação no encerramento do seminário. Se aprovado, o texto segue como Projeto de Lei (PL) para apreciação dos vereadores no Legislativo Municipal.

O documento vai estabelecer metas culturais para Ipatinga nos próximos 10 anos. O texto conta com diretrizes construídas pelos agentes culturais e é um dos elementos que compõem o Sistema Municipal de Cultura.

A elaboração do Plano de Cultura começou há mais de 30 dias, com oficinas e plenárias para discutir o tema. O plano traz autonomia à área cultural, tornando os objetivos e orçamentos independentes de uma política de governo e atuando como política pública de cultura no município.

O documento também é criado a partir das diretrizes das conferências municipais realizadas desde 2005, nos encontros regionais preparatórios das conferências ocorridas em 2013 e 2015 e no mapeamento cultural feito em 2014, além dos fóruns setoriais da dança, teatro, música e literatura.

O Plano de Cultura Ipatinga (1999), elaborado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o Plano de Políticas Culturais do Município de Ipatinga (2002), também serão usados na construção do novo documento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário