16 de novembro, de 2016 | 17:39
CIPA/SESMT promove semana de prevenção no HMU
Semana de prevenção de acidentes de trabalho (Sipat) é promovida todos os anos pela Unimed Vale do Aço
Com o tema Segurança! Eu pratico, curto e compartilho”, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unimed Vale do Aço, com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), realizou 1ª Sipat Integrada da Unimed Vale do Aço 2016, com várias atividades no Hospital Metropolitano (HMU), Núcleos de Especialidades e Diagnóstico e sede administrativa. As atividades ocorreram entre os dias 7 e 11 deste mês.A semana de prevenção de acidentes de trabalho (Sipat) é promovida todos os anos, conforme previsto na Norma Regulamentadora 5, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância de prevenir acidentes.
A abertura do evento foi feita pelo enfermeiro da hemodinâmica Isaac Colombari Balbino, presidente da CIPA/HMU. É com muito orgulho que temos a 1ª Sipat Integrada da Unimed Vale do Aço”, resumiu. A palestra, que deu início a semana de prevenção de acidentes de trabalho, foi ministrada pelo coach Peterson Andrade, que falou principalmente sobre segurança comportamental. É preciso mudar a forma de pensar, pois ações e ideias mal empregadas podem causar danos”, citou.
Peterson ressaltou o fato de que colaboradores insatisfeitos são mais propícios à sofrerem acidentes. O desmotivado faz o serviço de qualquer maneira, sem prestar atenção. Muitas vezes achamos que fazemos segurança para a empresa, mas isso é pra gente. A maioria dos acidentes é por falta de atenção”, comentou.
Ergonomia
Outra atividade desenvolvida foi a palestra sobre ergonomia, com o fisioterapeuta Cláudio Pavione, que falou sobre a importância da postura para a saúde das pessoas. A ergonomia entra na parte da postura, luz, som, é algo abrangente que traz o conforto para o trabalho, o que consequentemente traz melhoria para o trabalho”, disse o ergonomista.
O fechamento da Sipat contou com a presença da sargento Fabiane Cristina Marques, da Polícia Rodoviária, que falou sobre as imprudências do trânsito e a importância de não infringir a legislação, segundo a sargento a maioria dos acidentes de trânsito ocorre pelo não cumprimento da legislação” ressaltou.
A programação incluiu ainda orientações nutricionais, abordagem da comissão perfuro cortante com a infectologista Keila Barros e novembro azul, estande de equipamento de proteção individual (EPI) com a representante da empresa fornecedora Eproin, Wânia de Oliveira, blitz da Polícia do Meio Ambiente com a presença do sargento Márcio Sales, palestra de segurança com a técnica de segurança da Brasanitas e abordagem com a equipe do Sesmt passando informações sobre segurança nos setores. Além de tarde de beleza com a equipe da Mary Kay, artesanato com recicláveis e sorteio de brindes entre aos participantes dos eventos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















