16 de novembro, de 2016 | 09:16

A “Enchente” artística de Maria Cloenes

Artista da dança e artesã tem exposição de bonecas na Estação Memória

A Estação Memória Zeza Souto, na rua Belo Horizonte, centro de Ipatinga, exibe até o dia 30 de novembro, de segunda à sexta-feira, no horário de 9 às 17h, com entrada franca, a exposição, “Enchente”, da artista visual Maria Cloenes.

Ricardo Alves//Divulgação
Maria Cloenes navega fácil por várias vertentes culturaisMaria Cloenes navega fácil por várias vertentes culturais
A exposição envolve design, moda e instalação de bonecas geradas a partir das memórias da artista e nascidas do solo de dança “Submersa”, criado em 2013 no Hibridus Dança, sob a orientação do diretor ipatinguense radicado no Rio de Janeiro, Marcos Nauer.

O solo foi inspirado nas enchentes do rio São Félix que ele viu na infância em São Sebastião do Maranhão, no Vale do Mucuri, norte de Minas, que mudavam o cotidiano do seu olhar e lhe traziam uma imagem encantada.

Lorrayne Sancar//Divulgação
A principal característica das bonecas Enchente são os braços longos, que percorrem todo o corpo até o chão, alcançando os pés e, em alguns casos, sendo até maiores que as pernas.

Algumas foram construídas com palha do indaiá, fruto do trabalho realizado em parceria com a artesã Regina Aparecida de Sá Santos, da cidade de Antônio Dias.

Lorrayne Sancar//Divulgação
Como artista criadora Maria Cloenes faz trabalhos de investigação em arte contemporânea, dança e artes visuais. Sempre se interessou pelo corpo na linguagem artística, não como, simplesmente a presença física, mas também o que antecede e o que prossegue deste corpo ou deste estado de presença.

Participou da exposição coletiva no evento Som, Cores e Sabores, no Foyer do Teatro do Centro Cultural Usiminas, Exposição Coletiva Inova, na II Feira do Turismo do Vale do Aço, e exposição no pontilhão de Ferro, que liga o Centro ao bairro Veneza II, na I Virada da Educação de Ipatinga.

SERVIÇO:
Exposição Enchente na Estação Memória
De 9 a 30 de novembro - De 9h as 18h
Entrada franca. Informações: (31) 98855-2438.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário