09 de novembro, de 2016 | 17:03

Brasil e Argentina agitam Mineirão

Figueiredo/CBF
Tite destacou importância da vitória sobre arquirrival  no MineirãoTite destacou importância da vitória sobre arquirrival no Mineirão
Brasil e Argentina reeditam mais um capítulo de uma acirrada rivalidade nesta quinta-feira (10), às 21h45, no Mineirão, em duelo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018. O embate será o de número 102 entre as duas seleções. Mas esta será a quinta vez em que brasileiros e argentinos se enfrentam no estádio de Belo Horizonte. Nas outras quatro vezes que atuaram no caldeirão mineiro, o Brasil venceu três e empatou uma.

O primeiro encontro entre as equipes ocorreu em 1968, em amistoso realizado no dia 11 de agosto. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 2, com gols de Evaldo, Rodrigues e Dirceu Lopes.

Já na Copa América de 1975, Nelinho deixou seu nome eternizado ao ser o destaque da partida, marcando os dois gols da vitória por 2 a 1 no dia 6 de agosto, pela fase de grupos da competição. 29 anos mais tarde, o Mineirão foi palco de mais um jogo entre as seleções, quando Ronaldo marcou os três gols do triunfo por 3 a 1, no dia 2 de junho de 2004, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006.

Fechando o retrospecto entre Brasil e Argentina, em 18 de junho de 2008, o confronto terminou empatado em 0 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Na avaliação da CBF, a energia do torcedor mineiro favorece o clima para mais uma vitória brasileira. Restam poucos ingressos para a partida e, no treino aberto, compareceu em grande número para apoiar o time do técnico Tite. Líder das Eliminatórias com 21 pontos, a Seleção Brasileira vem de vitória por 2 a 0 contra a Venezuela, fora de casa, enquanto os argentinos, na sexta posição, com 16 pontos, foram derrotados pelo Paraguai, por 1 a 0.

Preparação
O técnico Tite começou o trabalho com o chamado treino “fantasma”, que consiste em um time trocar passes a armar jogadas sem um adversário para enfrentar, o que lhe permite orientar e demonstrar claramente como quer a equipe jogando.

Um mosaico com a participação de 30 mil torcedores será um dos pontos altos na partida que marcará o retorno do Brasil ao Mineirão. A intenção da CBF é fazer novamente do estádio, que foi palco do maior fiasco da história do futebol brasileiro, um local de celebração.

O jogo também prestará homenagens a Carlos Alberto Torres, capitão do tricampeonato mundial de 1970, que faleceu no mês passado.

Em campo, todos os jogadores irão atuar com uma faixa preta e a inscrição “Eterno Capitão”, enquanto Daniel Alves - que joga na mesma posição que consagrou o capitão do Tri - usará uma braçadeira na cor branca. Ele também atuará com o número 4 às costas, o mesmo núimero que erqa comumento usado por Carlos Alberto. Antes da partida, será observado um minuto de silêncio.

O Brasil atuará com: Weverton; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Marcelo, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar.

Na Argentina, o técnico Patón Bauza deverá escalar: Romero; Zabaleta, Otamendi, Funes Mori e Más; Mascherano, Enzo Perez, Biglia e Dí Maria; Messi e Higuaín.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário