09 de novembro, de 2016 | 16:30

DEER/MG prevê para 2017 retomada da pavimentação na MG-760

Departamento de Estradas aguarda análise de órgãos ambientais sobre licenciamento da obra

Paulo Cesar Reis
Cerca de 150 pessoas participaram da audiência sobre o licenciamento da obra na rodoviaCerca de 150 pessoas participaram da audiência sobre o licenciamento da obra na rodovia


A retomada da pavimentação da MG-760, estrada que liga o Vale do Aço à Zona da Mata Mineira, depende agora da análise da solicitação de licenciamento pelos órgãos ambientais do Estado, a começar pelo Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Doce (Perd).

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG) realizou esta semana, nas dependências do Perd, em Marliéria, audiência pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referente aos Estudos de Impacto Ambiental (EIA), para as obras de melhoramento e pavimentação das rodovias estaduais LMG-760 e MG-320, no trecho entre o entroncamento com a BR-262, em São José do Goiabal, e o distrito de Cava Grande, no município de Marliéria, em um trecho de 63 quilômetros de extensão. Cerca de 150 pessoas acompanharam a apresentação na segunda-feira (7).

O relatório apresentado amplia o Relatório de Controle Ambiental (RCA) e o Plano de Controle Ambiental (PCA), apresentados à época da licitação da obra, e define os possíveis impactos que a obra trará ao meio ambiente, em especial ao Parque Estadual do Rio Doce e estabelece medidas compensatórias e ações para reduzir os impactos da obra sobre a unidade de conservação e a região no entorno. O estudo detalhado é um documento de 59 páginas, disponível para consulta na página do DEER/MG, na internet.

Retomada
A estimativa atual do DEER/MG para a conclusão das obras é de R$ 120 milhões, o mesmo que estava no orçamento de 2013, quando foi lançado o edital, conforme explica o órgão estadual, em nota.

Para a execução da obra, informa o departamento, não será feita nova licitação. Quando sair a licença ambiental, o que é esperado para o primeiro semestre de 2017, a mesma empresa que iniciou os trabalhos poderá dar sequência à pavimentação.

Polêmica

O estudo de impacto da pavimentação da MG-760 trata apenas do trecho entre Cava Grande e a BR-262. Falta definir o projeto de uma variante, entre Cava Grande e a BR-381, via bairros Alphaville e Limoeiro, haja vista que as ruas dos bairros Ana Rita e Centro-Sul, na sede de Timóteo, não suportariam o tráfego de veículos pesados que a rodovia irá canalizar para a sede do município. A principal via de escoamento de tráfego, na entrada de Timóteo, atualmente possui limitação de veículos até 10 toneladas.

No fim desta quarta-feira, o DEER informou que "o contorno de Timóteo se refere a outra obra que não foi tratada na audiência e ainda não possui projeto de engenharia".

Saiba mais:

DEER/MG apresenta Relatório Ambiental do trecho Cava Grande a BR-262

DER apresenta relatório de impacto ambiental referente à MG-760

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