04 de novembro, de 2016 | 17:12
Dois extremos
Em Minas Gerais, temos dois treinadores trabalhando em situações extremas. No Cruzeiro, Mano Menezes, com um elenco modesto, se vale da sua capacidade de mudar a condição de jogo de cada atleta, montando esquemas que podem dar bons resultados, como ocorreu em alguns jogos de recuperação no Campeonato Brasileiro. Na partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela Copa do Brasil, restava ao treinador arriscar tudo e expor o time para tentar a vitória por dois gols.Sacou Ábila, Rafael Sóbis e trouxe Arrascaeta, Alisson e William, para ter um time mais ousado e que jogasse mais no ataque, aproveitando da velocidade desse trio, pois era a sua única condição para buscar a classificação. O time foi mais produtivo, mas o Grêmio soube se fechar para carimbar a vaga na decisão.
Já Marcelo Oliveira tem um elenco bastante qualificado, mas não consegue estabelecer uma lógica para manter um padrão de qualidade. O treinador mostra dificuldades para definir uma equipe titular, costuma manter jogadores que não estão produzindo no jogo, e retirando de campo quem está com rendimento bastante superior. Na partida decisiva contra o Internacional, o Atlético foi salvo pela falta de objetividade do ataque do time gaúcho, que desperdiçou várias chances para balançar as redes.
Marcelo poderia ter deixado Luan ainda na reserva, pois o jogador vem de uma contusão séria. Assim, o melhor seria acioná-lo no segundo tempo, quando o ritmo já está mais cadenciado. No entanto, preferiu deixar Cazares na reserva, e ainda insiste com Júnior Urso. Devido a essa teimosia, a defesa ficou exposta e cometeu seguidas falhas.
O Atlético terá muito trabalho nos próximos dias. Além de encarar o desespero do Coritiba pelo Campeonato Brasileiro, o clube terá que melhorar o posicionamento, acertar a marcação da defesa e definir os jogadores do meio-campo já pensando no Grêmio. O primeiro jogo da decisão será no dia 23 de novembro, em Belo Horizonte. O segundo, no dia 30, na Arena do Grêmio. Ambos os jogos serão às 21h45.
BRASILEIRO
Amanhã, às 17h, o Cruzeiro recebe o Fluminense no Mineirão, com a responsabilidade de vencer. O time soma 41 pontos ganhos e necessita de uma vitória e um empate para afastar definitivamente do risco do rebaixamento. No empate contra o Grêmio, a equipe mostrou que tem plenas condições de buscar a vitória contra o instável time de Levir Culpi.
O Atlético, às 19h30, enfrentará o Coritiba, que também tenta se afastar da zona da degola. Do lado atleticano, a vitória será importante para o clube recuperar a terceira posição na tabela. Marcelo Oliveira não precisa quebrar a cabeça para escalar o time, terá que ter apenas o bom senso e colocar o melhor que tem em mãos para vencer e buscar conquistar novamente a sua posição na tabela de classificação.
ESCOLINHA RODRIGO POSSO
Com quatro núcleos (Ipê Recanto Clube, Industrial no Bom Retiro, Morro do Pilar e Clube Olímpico) o ex-goleiro do Cruzeiro e Ipatinga, Rodrigo Posso, vem desenvolvendo um trabalho diferenciado com os jovens que desejam praticar esporte e, no futuro, defender um clube profissional.
Este mês os garotos de sua escolinha estão participando da Copa DIÁRIO DO AÇO de Futebol, com as categorias sub-11 e sub-13. Na última rodada, foram duas vitórias sobre a Usipa por 2 a 0. A categoria sub-11 está classificado para a semifinal, e possui a melhor defesa.
No período de 18/11 a 17/12 a Escolinha promoverá torneio interno (Brasileirão RPS) envolvendo os 4 núcleos, nas faixas de 4 a 16 anos. O objetivo da competição é promover a integração entre os garotos, para que assimilem os valores que o esporte proporciona.
LEMBRANÇAS
Copa Verão de Futebol de Salão, na década de 80, com a participação de 18 cidades, reuniu mais de 250 atletas. Governador Valadares foi a campeã, vencendo a seleção de Ipatinga.
Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











