
03 de novembro, de 2016 | 17:23
Sicoob Vale do Aço reinaugura loja do Horto e comemora 50 anos de atividades
Ponto de atendimento vai homenagear ex-presidente Luiz Gonzaga Viana Lage
João Rabelo
O ponto de atendimento do Sicoob Vale do Aço no Horto oferece conforto e qualidade aos clientes
O Sicoob Vale do Aço reinaugura nesta sexta-feira (4), às 19h30, as novas instalações do seu posto de atendimento na avenida Castelo Branco, no bairro Horto, em Ipatinga, fato que marcará os 50 anos de existência da entidade, juntamente com um selo comemorativo aos 50 anos do Sicoob Vale do Aço, que está exposto nos pontos de atendimento e material de divulgação. A loja receberá o nome de Luiz Gonzaga Viana Lage, em homenagem ao líder cooperativista que, por muitos anos, presidiu o Sicoob Vale do Aço, é integrante do Conselho de Administração e responde pela presidência do Sicoob Cecremge Central.
Natural de Santa Maria de Itabira e cidadão honorário de Ipatinga, Luiz Gonzaga era funcionário da Usiminas e filiou-se em 1966 à cooperativa de crédito mútuo criada pela empresa - a antiga Coopeco. Após se aposentar na siderúrgica, ele continuou integrando a diretoria, tendo conduzido as negociações para a fusão da Coopeco com a Açocredi, de Timóteo, que deu origem ao Sicoob Vale do Aço.
Para mim, Ipatinga não é apenas um retrato na parede”, afirma Luiz Gonzaga, para quem emprestar o seu nome ao posto de atendimento do Horto é uma honraria que ele divide com todos os companheiros cooperativistas que o acompanharam nesta trajetória.
Aos 72 anos de idade, Luiz Gonzaga se diz realizado e consciente do dever cumprido. Esta honraria me orgulha, enche meu coração de alegria. Sinto que as raízes que ajudei a fincar deram resultado, se firmaram, originando uma entidade forte e reconhecida”, conclui.
Sicoob
O Sicoob Vale do Aço completa 50 anos como uma das mais antigas cooperativas de crédito em atividade em Minas Gerais e uma das 10 mais longevas registradas no Sistema OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais). É a 5ª maior em número de agências e a 6º em valor de patrimônio. Já ultrapassou os limites da Região Metropolitana do Vale do Aço, onde tem dez pontos de atendimento, para ocupar espaço nas cidades de Santa Luzia e Vespasiano (em breve), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e também em Santa Maria de Itabira. Mais de 27 mil cooperados têm na cooperativa um porto seguro para as suas finanças.
O Sicoob Vale do Aço é uma sólida instituição originada da fusão de duas conceituadas cooperativas de crédito. A Coopeco, de Ipatinga, que atuou durante 42 anos e somou mais de 9,5 mil cooperados (empregados do Sistema Usiminas) e a Açocredi, de Timóteo, que estava há dez anos no mercado, com cerca de dois mil associados da classe empresarial. Após a união, este número foi substancialmente ampliado com novas adesões às vantagens do cooperativismo de crédito. A projeção é de chegar a 50 mil sócios.
O Sicoob Vale do Aço é uma alternativa ao sistema bancário tradicional, operando com todos os serviços e produtos financeiros, sempre com custos competitivos e menores. O cooperado é o dono e todos têm direitos iguais, acompanhando a evolução da cooperativa, participando das assembleias, elegendo os dirigentes e contribuindo com as definições das políticas de crédito e serviço. Uma equipe de profissionais financeiros muito bem preparada recebe os cooperados e lhes dá um atendimento especial.
A Assembleia Geral Ordinária anual define a destinação das sobras, que são o lucro nas empresas tradicionais. As sobras são investidas no crescimento da cooperativa e distribuídas aos cooperados na proporção da movimentação de cada um. Uma característica do Sicoob Vale do Aço é que os recursos arrecadados na região são investidos aqui mesmo. Assim a comunidade é beneficiada, inclusive com ações de patrocínio cultural, esportivo e beneficente. A Natação da Usipa, formadora de atletas campeões, é patrocinada pelo Sicoob Vale do Aço.
Divulgação
O homenageado Luiz Gonzaga (à esquerda) e o atual presidente do Sicoob Vale do Aço, Flávio Leal

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]