01 de novembro, de 2016 | 14:16

Veja como economizar energia elétrica no período de altas temperaturas

Soluções simples podem ser adotadas pelos consumidores para diminuir o valor da conta

Divulgação
Com a elevação das temperaturas, ocorre também o aumento do uso de condicionadores de ar e climatizadores de ambientesCom a elevação das temperaturas, ocorre também o aumento do uso de condicionadores de ar e climatizadores de ambientes

Nesta semana, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgou o sétimo aumento consecutivo no consumo residencial de energia elétrica no Brasil: 4,6% em setembro. A região Sudeste foi a que registrou maior aumento nessa classe de consumo, com uma alta de 5,7%. Dessa forma, a Cemig destaca medidas que ajudam a diminuir o consumo e reduzir o valor da fatura.

Com a elevação das temperaturas, ocorre também o aumento do uso de condicionadores de ar e climatizadores de ambientes, o que costuma impactar no valor da conta de energia elétrica. De acordo com o técnico de Soluções Energéticas da Cemig, Frederico Stark Rezende, o ar-condicionado tem o funcionamento similar ao de uma geladeira, pois em ambos os casos o tempo de funcionamento do equipamento vai ser determinante para a redução ou acréscimo do consumo.

“Se com relação à geladeira recomenda-se não abrir constantemente a porta, no caso do ar-condicionado, são as portas e janelas do local que devem ser mantidas fechadas. Assim, evita-se que o ar quente entre no ambiente, o que faria o equipamento trabalhar mais para manter a temperatura agradável”, explica.

Segundo o especialista, o ar-condicionado pode ser responsável por uma elevação de até 30% na conta de energia, então ele deve ser instalado de acordo com o tamanho do ambiente e a real necessidade da residência.

Já o ventilador é um equipamento que consome menos energia e não tem o seu funcionamento relacionado à temperatura ambiente. Por isso, as portas e janelas do local podem permanecer abertas para facilitar a circulação do ar.

“Vale lembrar que o consumo de energia é a potência do equipamento vezes o número de horas que ele fica ligado. Então, é preciso ficar atento ao tempo de utilização desses eletrodomésticos e ainda optar por equipamentos que tenham o selo Procel ou a etiqueta do Inmetro com a letra ‘A’, que são mais eficientes”, destaca Frederico Stark.

Uma boa opção para a redução do valor final da fatura é a instalação do sistema de aquecimento solar. Esse equipamento diminui muito o consumo de energia com o chuveiro e reduz o valor da conta de energia elétrica.

Confira outras dicas de economia de energia

Termostatos: Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduzir um grau no termostato pode representar uma economia de até 5% da sua conta.

Receptor de antena e de canal: Uma atenção especial deve ser dada aos aparelhos de TVs com receptores. Ao desligarmos a TV, devemos desligar também o receptor.

Iluminação: Evite acender lâmpadas durante o dia e aproveite ao máximo a iluminação natural. Prefira as lâmpadas LED, pois elas duram mais e consomem menos. Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Geladeira: Evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa. Não guarde alimentos ainda quentes. Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha; se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira. Nunca utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.

Tomadas e fios: Tomadas quentes são sinônimo de desperdício e risco de acidentes. Por isso, evite o uso de benjamins. Emendas mal feitas causam perda de energia.

Celulares e Câmeras: Nunca deixe seu aparelho celular passar a noite carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Computadores: Quando não estiver usando, mantenha o computador desligado. Dê preferência aos notebooks, que consomem menos energia. Não deixe os acessórios do computador (impressora, scanners etc.) ligados sem necessidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário