31 de outubro, de 2016 | 16:20

Oktoberfest Minas leva o melhor da cultura e gastronomia alemã para Belo Horizonte

Realizado pelo Projeto Harmonize, o evento recriará o clima da tradicional festa germânica, em quase 10 horas de atrações para toda a família, nos dias 5 e 6 de novembro.

Divulgação
Oktoberfest 2015 em Belo HorizonteOktoberfest 2015 em Belo Horizonte

Reunir, em um mesmo lugar, diferentes tipos de cervejas especiais, pratos da culinária típica alemã e várias atrações culturais para aproveitar o dia ao ar livre com toda a família. Essa é a proposta da Oktoberfest Minas, que recria, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, a tradicional festa alemã nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo), das 12h às 22h. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e entrega de ingresso retirado online, e de graça, na plataforma online Sympla.

Diversas cervejarias artesanais mineiras e dezenas de estilos de chopes estarão à venda no local, que contará ainda com a presença da cervejaria nacional Eisenbahn, patrocinadora oficial da Oktoberfest de Blumenau - a maior e mais tradicional festa do tipo no Brasil e a terceira maior do mundo. A Brasil Kirin, detentora da marca Eisenbahn, estará presente com todos os seus rótulos especiais, incluindo a tradicional cerveja Oktoberfest, cuja fórmula remete à bebida consumida na festa original de Munique, além dos mais diversos rótulos da badalada Baden Baden de Campos do Jordão.

Mas nem só de cerveja se faz uma Oktoberfest. Decoração temática, trajes folclóricos, comida típica, dança e música tradicionais são fundamentais para vivenciar a verdadeira experiência da festa alemã. Por todo esse cuidado em manter a tradição, a Oktoberfest Minas se tornou uma das poucas a receber o selo oficial do Consulado Honorário da Alemanha de Belo Horizonte. A Oktoberfest terá em sua ambientação as cores azul e branca – representativas da Bavária, região onde fica Munique, cidade-sede do evento na Europa – que enfeitarão a Praça da Assembleia junto com as cores da bandeira da Alemanha. Além disso, os tradicionais pratos da culinária alemã, como strudell, chucrute, salsichões e joelho de porco, estarão à venda a preços que variam entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

A Oktoberfest Minas é também um evento para os pequenos. O Espaço Kids, com brinquedos e monitores, escorregador e pula-pula, vai fazer a alegria das crianças, além de estandes com doces típicos e pratos que vão agradas ao paladar infantil. Menores de 14 anos e maiores de 65 anos estão dispensados de cadastro no site da sympla, bastando levar 1kg de alimento não perecível. Os adultos também vão se divertir com as danças típicas, brincadeiras e concursos de chope no metro. Quem quiser se caracterizar ou levar para casa uma lembrança típica da Oktoberfest poderá comprar a tradicional caneca de cerveja com tirante, bottom e o famoso chapéu tirolês, à venda no local.

Programação Cultural
A maioria das atrações da Oktoberfest Belo Horizonte se apresentará nos dois dias de festa, como o grupo de dança tradicional germânica Mosel Volkstanze, de Petrópolis; da banda típica alemã Bauernband, também da cidade fluminense, que tem no repertório as melhores canções folclóricas germânicas; e a banda Beer Juice, e o Dj Kriok, que realizou ampla pesquisa sobre o cancioneiro alemão tradicional e contemporâneo e vai apresentar sua seleção para o público nos intervalos das atrações.

A atração exclusiva de sábado é o grupo de danças folclóricas germânicas da Associação Alemã de Juiz de Fora, Schmetterling Germanische Volkstanzgruppe, que organiza anualmente festas tradicionais na região da Zona da Mata, considerada a melhor festa germânica de Minas e por muitos, superior em qualidade gastronômica à de Blumenau. No domingo, se apresenta a Banda Berliner, de música alemã contemporânea.

Com o apoio do Consulado da Alemanha em Minas Gerais e da Belotur, a Oktoberfest Belo Horizonte é produzida pela Cria! Cultura, que organiza mensalmente o Harmonize, Bebida, Comida e Amor– um encontro das cervejarias artesanais harmonizadas com a culinária mineira. A Oktoberfst Minas já teve duas edições este ano, em Vespasiano e Contagem e pretende se expandir em 2017 para mais cidades do interior do estado.

Sobre a Oktoberfest
Considerada a maior festa popular do mundo, a Oktoberfest é um festival de cerveja que acontece anualmente em Munique, reunindo mais de seis milhões de pessoas vindas de todo o mundo. O evento teve seu início em 1810, com a festa de casamento do rei bávaro Ludwig I. Ele convidou toda a população da cidade para a celebração que aconteceu num parque, longe do centro, batizado de Theresienwiese, em homenagem à sua noiva, Therese. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique. Com mais de 200 anos de história, acontecendo todos os anos, exceto em períodos de guerra e epidemia, a Oktoberfest é a mais tradicional festa alemã e hoje tem versões espalhadas pelo mundo afora. O evento, que acaba de realizar sua 183ª edição, começa sempre no sábado, depois de 15 de setembro, e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro.

No Brasil, a festa chegou com os imigrantes alemães no século XIX, porém foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das celebrações nas cidades de Blumenau-SC, Santa Cruz do Sul-RS, entre outras.

Ingressos (gratuitos): sympla.com.br/ortoberfest
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário