29 de outubro, de 2016 | 11:00

Projeto social do Lions entrega óculos para crianças em Joanésia

Divulgação
Integrantes do Lions levam projeto social para crianças que precisam de atendimento oftalmológico Integrantes do Lions levam projeto social para crianças que precisam de atendimento oftalmológico

“As crianças precisam enxergar a beleza do mundo”. Esse é o tema de um projeto social desenvolvido nas cidades de Joanésia, Mesquita e São João do Oriente. A iniciativa foca em municípios com menor estrutura onde não há médicos oftalmologistas na rede pública. Nas três cidades cerca de 150 crianças foram contempladas com exames oftalmológicos e óculos. A ideia partiu de Idaguimar Andrade, do Lions Clube 12 e ex-governadora do Lions.

“Já fui professora e diretora de escola, e essa deficiência visual das crianças sempre me chamou a atenção, e por vezes passa despercebido pelos pais, isso gera grandes transtornos para essas crianças”, destacou a Idaguimar ao explicar a motivação do projeto.

Primeiro foi realizada uma triagem e testes de acuidade visual em crianças de 5 a 16 anos das redes municipal e estadual de ensino nas três cidades citadas. Nessa triagem foram identificadas crianças com problemas de visão, e os exames posteriores detectaram algumas em estado grave. O passo seguinte era viabilizar as consultas com médico. Nesse sentido o jornalista Márcio de Paula, do Lions Clube Cibernético Empresarial de Minas Gerais, conseguiu firmar uma parceria com a médica oftalmologista Fabiana Ataíde Martins Araújo, que concedeu cerca de 100 consultas de forma voluntária. Ela e suas secretárias fizeram os atendimentos aos sábados, no horário de folga delas.

O restante das consultas foi promovida por Pedro Abib por meio da Fundação Leonística Raimundo Anício Alves, presidida por ele. As armações e lentes foram doadas por Cleber Godinho junto ao Instituto BH e a empresa Essilor Brasil. O projeto ainda contou com a colaboração do Lions Clube São João do Oriente.

Transformação

Márcio de Paula afirma que esse é um dos projetos de maior poder de transformação do qual já participou. “Várias crianças têm dificuldades de ler no quadro ou mesmo livros, e as tentativas podem gerar até dor de cabeça, o que culmina em resultados ruis na escola e gera resistência aos estudos, em função disso muitos abandonam no meio do caminho. Os óculos podem ajudar a transformar esse contexto”, destaca Márcio de Paula.

Geovana do Santos de 12 anos foi uma das contempladas. Ela alega ter dificuldades para ler, principalmente no quadro e percebeu algo novo ao usar os óculos pala primeira vez. “Já estou sentindo a diferença, estou muito feliz e acho que meu rendimento vai melhorar na escola”, afirmou Geovana.

Sua mãe, Maria das Graças era só gratidão, pois sabia dessa dificuldade da filha, mas pouco podia fazer em função da sua condição financeira e de a rede publica não contar com esse profissional. “Me sinto muito feliz, eu até pedia as professoras para colocar ela na primeira fileira, mas não era o bastante. Nossa cidade é humilde, tem poucos recursos e eu não tinha condições de comprar. Ela tem capacidade, é esforçada e agora terá uma condição melhor para acompanhar as aulas”, disse Maria das Graças.

Idaguimar enfatiza que esses foram apenas os primeiros resultados de um trabalho que ela e todos os parceiros envolvidos pretendem levar para outras cidades.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário