28 de outubro, de 2016 | 16:04

Ex-prefeito de Perdizes é preso por sonegação fiscal

Edno José cometeu diversas irregularidades fiscais em suas empresas

Reprodução
Vista panorâmica da cidade de PerdizesVista panorâmica da cidade de Perdizes
A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça de Uberlândia decretou a prisão preventiva de Edno José de Oliveira, ex-prefeito de Perdizes, município do Alto Paranaíba, por sonegação fiscal. O mandado judicial foi cumprido pela Polícia Militar no dia 21 de outubro.

Segundo a Receita Estadual, desde 2004, várias irregularidades fiscais vêm sendo praticadas sob o comando do ex-prefeito por meio de suas madeireiras, localizadas no Triângulo Mineiro. Edno foi autuado pelo fisco cerca de 100 vezes. Segundo as investigações, ao todo, o empresário deve ao Estado mais de R$ 38 milhões.

Na primeira instância da Justiça Estadual, ele é réu em aproximadamente 50 processos, por crimes tributários e ambientais, improbidade administrativa e execução fiscal, entre outros. Há ainda várias ações na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho contra o empresário e suas empresas.

Tanto o MPMG quanto a Justiça de Uberlândia entenderam que a liberdade do empresário é perigosa à ordem pública e econômica, uma vez que as medidas tomadas contra ele, até o momento, não foram suficientes para impedi-lo de continuar cometendo crimes.

Para o promotor de Justiça Genney Randro Moura, os atos ilícitos cometidos pelo empresário “atingem toda a sociedade e abalam a ordem tributária, na medida em que a sonegação fiscal vinha se revelando excelente negócio ao denunciado. Até então, existia um lucrativo e impune projeto criminoso”, disse.

Além das questões relacionadas à sonegação fiscal, o político cumpria pena de prisão em regime aberto por atos ilícitos cometidos contra a administração pública enquanto era prefeito de Perdizes.

(Com informações: MPMG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário