26 de outubro, de 2016 | 00:02
BLOCO DE MODA
Wagner Penna e as novidades do mundo fashion
SPFW / 42O movimento da moda, nos últimos dias, ficou com a São Paulo Fashion Week, que será encerrada nesta quinta-feira (27) no pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
O evento teve nos desfiles seu principal foco, tentando entrar no jogo do see now, buy now (veja agora, compre agora), linkando o vaivém das passarelas com as vendas imediatas nas lojas, com uma diferença de apenas um mês entre uma coisa e outra.
Na 42ª Edição, a SPFW também teve eventos paralelos de peso, como as palestras Fio da Meada, realizadas pelo shopping Iguatemi (marcando 50 anos), com gente de peso como a editora Suzy Menkes e o editor Hamish Bowles (Vogue) e a trendy Li Edelkoort falando para os fashionistas.
E eu tenho a honra de ser o único jornalista de moda mineiro a ir ao evento como convidado, e contarei tudo aqui depois para vocês.
VESTE RIO
Os cariocas estão usando todo o seu poder de fogo para recolocar a cidade no mapa fashion brasileiro. O salão de negócios Veste Rio, esta semana, é um exemplo disto.
Organizado pelo caderno ELA, do jornal O Globo, e pela revista Vogue (ambos pertencem ao grupo global), está se transformando numa feira-sucesso, com direito a vendas por pedidos, outlet para vendas no varejo, desfiles, revelação de novos talentos e palestras.
Tudo que um evento de moda precisa. Já em novembro, acontece por lá o Rio Moda Rio, ação que visa também promover a cidade como um polo de moda nacional. Uau!
NATAL
Na ainda cambaleante economia brasileira, os últimos dados mostram que o setor de vestuário ficou onde estava: nem caiu, nem subiu. Agora, a turma espera que o Natal puxe um pouco mais as vendas.
Os indicadores da Minas Trend (realizada no início do mês, em Beagá) mostram que os lojistas estão reorganizando seus estoques para a chegada do Papai Noel.
Na outra ponta, os confeccionistas estão mais cuidadosos: só vendem para quem tem ficha limpa, evitando perder tempo, dinheiro e dor de cabeça. Afinal, em tempos de crise, todo cuidado é pouco.
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VAIVÉM
* Com um coquetel em Beagá, no Buffet Catharina, foi lançada a versão mineira da feira Casa Moda Noiva. Será a segunda edição, com os nomes tops do circuito mostrando roupa, decoração e modelos de convites, música, tudo para o Dia D das sonhadoras. ***
* Todo mundo da moda sabe quem é Kim Kardashian. Mesmo antipatizada por muitos, a moça tem milhões de seguidores no Instagram. Cada aparição dela em desfile ou festa custa 100 mil dólares. Sua fortuna é de 80 milhões de dólares. Como se vê, reality show dá lucro. ***
* Desta vez, Ronaldo Fraga não será o único estilista mineiro a desfilar na SPFW. Tem o grupo Nohda (que é de Uberlândia) com a ação Experimento e seus estilistas Patrícia Bonaldi, Luiz Cláudio e Lucas Magalhães. Tem a Arezzo. Tem o João Pimenta. E tem a turma de modelos (cerca de oito) levados daqui pela Mega Models. ***
* PONTO FINAL - A agenda de feiras de moda, nos últimos tempos, indica claramente que as chances de sobrevivência são dos eventos menores, focados em nichos específicos do mercado, nivelados pela qualidade, estilo e excelência de cada um. Mix de propostas variadas - quase opostas - num mesmo espaço confundem o comprador e até os espantam. Se a moda mineira deseja crescer, essa avaliação é imprescindível. Amém.
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