26 de outubro, de 2016 | 11:05

Um olhar sensível sobre o patrimônio

Oficina de Educação Patrimonial será realizada pelo Circuito Usiminas de Cultura

Beth Freitas/Divulgação
Oficina propõe reflexão sobre os bens culturais de IpatingaOficina propõe reflexão sobre os bens culturais de Ipatinga
Despertar um novo olhar sobre as riquezas da cidade para que a população identifique, valorize, se aproprie dos bens culturais e multiplique o conhecimento sobre o assunto.

Isso é o que propõe a oficina de Educação Patrimonial – Inventários Afetivos, que será oferecida gratuitamente pelo Circuito Usiminas de Cultura em sua passagem por Ipatinga, nos dias 28 e 29 de outubro.

A proposta da iniciativa é refletir sobre a cidade, a partir da percepção de elementos estéticos e afetivos a serem vivenciados por meio da fotografia e da poesia.

O resultado será apresentado em uma intervenção artística com projeções e sarau, unindo imagem e palavra em busca de novas interpretações sobre o patrimônio de Ipatinga.

Voltado para professores e agentes culturais que participaram da oficina Educação Patrimonial, realizada em abril pelo Circuito, além de artistas visuais, poetas e escritores do Vale do Aço, o workshop quer proporcionar a interação entre os participantes.

“Essa troca entre diferentes saberes nem sempre é possível. Os artistas seguem produzindo, os professores ensinando e não há um encontro. A ideia é colocar todo mundo para trabalhar e criar junto”, afirma a pesquisadora Andréia Menezes De Bernardi, da Akala, responsável pela oficina ao lado da também pesquisadora Carolina Dellamore.

Andréia explica que, na oficina realizada no primeiro semestre, o assunto patrimônio começou a ser apresentado a partir de conceitos, tendo como base o patrimônio pessoal dos participantes.

“A oficina tem uma carga mais prática, em que a sensibilização da primeira oficina é aplicada em um fazer artístico, poético. Expandimos a percepção de patrimônio pessoal para o coletivo, a cidade, mas que também pertence a cada um deles. Uma esquina em que um grupo de amigos sempre se encontra acaba se tornando um patrimônio imaterial”, diz a pesquisadora.

Na sexta-feira (28), primeiro dia de oficina, os participantes serão apresentados à proposta em uma roda de conversa, que inclui dinâmicas de sensibilização, orientações gerais e preparação para o trabalho de campo.

No dia seguinte, o grupo sairá por Ipatinga em um “percurso sensível”, quando farão uma observação poética da cidade e irão registrar elementos formais, personagens, ofícios tradicionais, paisagens e outros detalhes por meio de fotografias.

Ao longo deste processo, eles terão em mãos o Caderno de Campo, com orientações e páginas em branco para serem preenchidas com poesias, desenhos e anotações no decorrer do trajeto.

As imagens produzidas serão selecionadas e projetadas no início da noite de sábado no Centro Cultural Usiminas, onde também será realizado o Sarau de Poesias.

A ação é aberta ao público. Andréia diz que “a projeção das fotografias e o sarau vão ampliar a reflexão proposta pela atividade: como olhamos, interpretamos, usufruímos, nos apropriamos e preservamos a cidade?”.

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, a iniciativa traduz os princípios que norteiam o trabalho do Instituto, que se baseiam na inclusão, formação e desenvolvimento humano.

“O Circuito tem cumprido um importante papel na valorização do patrimônio e capacitação de multiplicadores, que ampliam seus conhecimentos e levam para suas comunidades uma nova percepção sobre o tema”, afirma a diretora.

Circuito Usiminas de Cultura
O Circuito Usiminas de Cultura agita Ipatinga entre os dias 24 e 29 de outubro, com uma programação que inclui espetáculos, oficinas e cinema, no Centro Cultural Usiminas e no Parque Ipanema.

O Circuito é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realizado pelo Instituto Cultural Usiminas e POP Produções Artísticas.

Desde o início, em 2010, já foram realizadas 483 apresentações artísticas e 110 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo e mais de 158 mil pessoas se beneficiaram das ações do projeto.

SERVIÇO:
Oficina “Educação Patrimonial – Inventários Afetivos”
Sexta-feira (28) - das 18h às 22h
Sábado (28) - das 8h30 às 11h30 (Percurso Sensível) e das 16h às 21h (Sarau de Poesias e Projeções)
Centro Cultural Usiminas – Outras informações e programação completa no www.circuitousiminasdecultura.com.br ou (31) 3822-3031. Sobre as oficinas: (31) 3824-3731 ou [email protected]. Facebook e Instagram: /CircuitoUsiminasDeCultura
* As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário