25 de outubro, de 2016 | 21:15
Aperam completa 72 anos de êxito
A Companhia Aços Especiais Itabira Acesita - foi fundada em 31 de outubro de 1944, pelos engenheiros Amyntas Jacques de Moraes, Percival Farquhar e Athos de Lemos Rache, que idealizaram uma usina de aços especiais na região do Vale do Rio Doce, área rica em minério de ferro, carvão vegetal e recursos hídricos.Em 1949, a Usina fez a sua primeira corrida de gusa. A mão-de-obra especializada e os equipamentos para a instalação da usina vieram, sobretudo, dos Estados Unidos. Até uma usina hidrelétrica foi construída, com o nome de Sá Carvalho, inaugurada em 1951.
A história de Timóteo confunde-se com a história da siderurgia nacional. Marcada intimamente pela presença da Acesita, a cidade é considerada a Capital do Inox, mas ainda conserva os ares de município do interior, que convive com uma indústria de ponta, gerando as muitas faces de sua complexa identidade cultural.
Em 2008, a maioria das ações da antiga Acesita foram adquiridas pela Arcelor Mittal. Em 2011 a empresa mudou de mãos novamente, passando a ser controlada pela Aperam South America, que a ela imprimiu novos ares e novos rumos. O acerto dessa estratégia de sucesso da Aperam pode ser medida pela recente concessão, pela revista Você S/A, do título de Melhor Empresa para Você Trabalhar no Brasil, no setor siderúrgico. Tudo a comemorar, portanto.
Fundação Aperam Acesita
Criada em junho de 1994, a Fundação Aperam Acesita é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que objetiva promover o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades onde a Aperam South America mantém suas principais atividades.
Presente nas regiões do Vale do Aço, especialmente em Timóteo e no Vale do Jequitinhonha, atua em parceria com órgãos públicos, instituições nacionais e internacionais, por meio de programas próprios ou patrocinando projetos aprovados em leis estaduais e federais e promovendo o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Suas ações abrangem quatro áreas Educação, Cultura, Meio Ambiente e Promoção Social, que trabalham juntas, em propostas multidisciplinares e complementares.
A sede da Fundação Acesita foi construída nos anos 1950 e abrigava originalmente empregados que vinham de outras cidades para trabalhar na então Acesita. Construído em estilo neoclássico, o prédio que abriga as instalações da Fundação preserva várias características originais. Além da área administrativa, o espaço conta com um bosque e um centro cultural que mantém um museu da empresa, espaço para exposições e eventos diversos e um teatro que recebe apresentações das mais variadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]