25 de outubro, de 2016 | 17:31
Ipatinga inicia elaboração do Plano Municipal de Cultura
As propostas podem ser feitas diretamente no Portal do Cidadão www.ipatinga.mg.gov.br
Divulgação PMI
O documento está sendo criado a partir fóruns setoriais com integrantes de grupos de dança, teatro, musica, entre outros
A Prefeitura de Ipatinga deu início ao processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). Depois de pronto, esse instrumento vai nortear e organizar as ações de fomento à cultura para os próximos 10 anos. Também irá compor o Sistema Municipal de Cultura (SMC), mecanismo de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre o poder público e a sociedade civil.
O documento está sendo criado a partir fóruns setoriais com integrantes de grupos de dança, teatro, musica, entre outrosA primeira reunião com a comissão técnica designada para elaboração do plano municipal de cultura, ocorreu na semana passada, quando foi definido o cronograma de atividades que envolvem oficinas, reuniões e seminários. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o processo de construção do Plano de Ipatinga também terá debates públicos definidos para os dias 3 e 10 de novembro no auditório do 7º andar da prefeitura, às 16h, e um seminário no dia 19 do mesmo mês, também no auditório da PMI, a partir das 9h.
O documento está sendo criado a partir das diretrizes definidas em conferências municipais realizadas a partir de 2005 nos encontros regionais preparatórios das conferências ocorridas em 2013 e 2015 e no mapeamento cultural feito em 2014, fóruns setoriais da dança, teatro, musica e literatura. Além disso, o Plano de Cultura Ipatinga feito em 1999, com recurso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o Plano de Políticas Culturais do Município de Ipatinga (2002) também serão usados na elaboração do novo documento, segundo a assessoria da prefeitura.
Os debates e a consolidação do PMC de Ipatinga são coordenados por uma comissão técnica, instituída por meio do Decreto nº 8.458, assinado pela prefeita Cecília Ferramenta e publicado na semana passada no Portal do Cidadão www.ipatinga.mg.gov.br na aba Diário Oficial”. O colegiado é composto de forma paritária entre representantes do poder público, da sociedade civil organizada (membros do Conselho Municipal de Cultura).
Participação
O PMC de Ipatinga deverá estar alinhado aos Planos Estadual e Nacional de Cultura, que apresentam metas atuais, como criar e implementar ações que sensibilizem para a importância da cultura como vetor de desenvolvimento humano, econômico e social”.
Outra função importante é garantir e ampliar políticas públicas que contemplem a valorização do artista, dos técnicos, dos grupos de culturas populares, tradicionais, afro-brasileira, indígena, circense, patrimônio, gestores de cultura entre outros”.
A Prefeitura de Ipatinga também vai abrir espaço na internet para que os moradores possam fazer sugestões, dentro do cronograma de elaboração do documento. As propostas podem ser feitas diretamente no Portal do Cidadão www.ipatinga.mg.gov.br clicando no banner próprio do Plano Municipal de Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















