
21 de outubro, de 2016 | 17:49
DER apresenta relatório de impacto ambiental referente à MG-760
Evento será realizado no dia 7 de novembro, no Parque Estadual do Rio Doce
DA REDAÇÃO O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG) apresenta, em audiência pública, no dia 7 de novembro, às 18h30, o relatório de impacto ambiental da pavimentação das rodovias MG-320 e LMG-760. Na oportunidade, será abordada a situação do entroncamento BR-262/Cava Grande.A demora na retomada das obras de pavimentação da LMG-760 tem sido motivo de revolta por parte dos moradores do distrito de Cava Grande, no município de Marliéria, que chegaram a promover paralisações como ato de protesto. O encontro ocorrerá na área do restaurante do Parque Estadual do Rio Doce (Perd).
A informação divulgada pelo DER é que, qualquer intervenção na estrada só deverá ocorrer após a conclusão do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima). Já a reivindicação de entidades representativas e da população, é que o governo mineiro dê início e prioridade às obras no perímetro que está fora da zona de amortecimento do Perd. O imbróglio ambiental travou a pavimentação, na falta de consenso entre o Ministério Público e o DER, sobre medidas de compensação do impacto que a estrada irá causar sobre a unidade de conservação.
Por causa da pressão de ambientalistas, as obras iniciadas a partir do distrito de Cava Grande foram suspensas no fim de 2013 e um novo pedido de licenciamento foi feito em 2014, com o processo de licenciamento reiniciado do zero.
No início deste ano, o DER afirmou ao DIÁRIO DO AÇO que o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental para a retomada da pavimentação da LMG-760 deveria ser concluído até o mês de junho. O órgão declarou, também, que as obras na estrada somente serão tocadas após o término do estudo. A expectativa é que os trabalhos comecem no segundo semestre de 2016”, apontou o DER-MG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]