21 de outubro, de 2016 | 14:58

Polícias de Valadares recebem treinamento de prevenção à criminalidade

Capacitação entra como estratégia para fortalecer a segurança pública nos territórios em que atuam os programas de prevenção

Segov/ MG
Treinamento busca ampliar o conhecimento dos profissionais que já atuam em áreas de vulnerabilidade socialTreinamento busca ampliar o conhecimento dos profissionais que já atuam em áreas de vulnerabilidade social
Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, é a primeira cidade do interior do estado a receber treinamentos do Curso Integrado de Prevenção à Criminalidade. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Com encerramento nesta sexta-feira (21), a capacitação envolve policiais militares do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) e delegados de área da Polícia Civil da cidade participam da capacitação.

O treinamento tem por objetivo ampliar o conhecimento desses profissionais - que já atuam em áreas de vulnerabilidade social - em relação programas como Fica Vivo!, Mediação de Conflitos, Central de Penas Alternativas (Ceapa) e Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), aprimorando os trabalhos desenvolvidos.

Além do alinhamento, que amplia possibilidades de intervenção conjunta, a capacitação busca aproximar comunidade, policiais, oficineiros do Fica Vivo! e técnicos dos programas de prevenção para a promoção de uma cultura de paz.

Para diretora do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos da Secretaria de Segurança Pública, Flávia Mendes - presente na capacitação em Valadares - ações como esta fortalecem a segurança pública nos territórios em que os programas de prevenção atuam. “Esta atuação só é efetiva com a integração das instituições, com um objetivo comum: diminuição nos índices de crimes violentos, sobretudos os crimes contra a vida, e a materialização de que é possível uma segurança cidadã, superando a lógica que a segurança pública cabe apenas à polícia”, aponta.

Atualmente, o Governo de Minas Gerais mantém 45 Centros de Prevenção à Criminalidade. Destes, 32 são Centros de Prevenção à Criminalidade (CPC´s) e 13 são Centros de Alternativas Penais e Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional.

(Com informações: Agência Minas)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário